Restaurantes

sunday: a nova plataforma para fazer pagamentos em segundos nos restaurantes

Já estava presente em vários países e acabou de chegar em Portugal. Neste caso, nem precisa de chamar o empregado. É tudo online.
Os pagamentos são feitos em 10 segundos.

pFazer o sinal de conta com a mão, chamar o empregado para trazer o Multibanco ou esperar pelo troco, são tudo ações que em segundos ficam resolvidas na sunday. A plataforma que possibilita uma nova forma de pagamentos rápidos em restaurantes chegou a Portugal. Já está presente em mais de 200 espaços do País e o objetivo é continuar a crescer, com várias funcionalidades super práticas.

“A sunday veio para Portugal porque os restaurantes assim o pediram”, começa por explicar à NiT Tiago Correia, country launcher da empresa para o País. Esta é uma marca francesa, fundada em 2020, que já se encontra em oito mercados: Canadá, França, Reino Unido, Espanha, Itália, Bélgica, Estados Unidos, e desde abril também em Portugal.

Através de um simples QRCode inscrito na mesa, os clientes têm acesso à conta e podem fazer o pagamento assim que o desejarem, sem chamar qualquer empregado. “A sunday chegou aos ouvidos da restauração no País. Recebemos vários pedidos para a lançar em Portugal”.

A plataforma quer revolucionar a forma como são feitos os pagamentos nos restaurantes. “Esta é uma renovação na forma como pagamos a conta. Existe sempre o esperar no final da refeição e em 10 segundos cada pessoa depende de si para pagar. É tudo feito no telefone.”

Nos restaurantes aderentes, cada mesa tem um QRCode único com acesso direto a tudo o que foi pedido. A qualquer altura da refeição é possível fazer o scan e perceber o que já foi gasto. Além do pagamento total, existe a hipótese do pagamento faseado, por itens — uma ajuda quando os grupos são maiores —, e até dar alguma gratificação pelo serviço que foi prestado.

No caso da sunday, não precisa de descarregar nenhuma aplicação ou registar-se. O scan abre diariamente a página no motor de busca que usa no telemóvel. Depois, só terá de juntar uma forma de pagamento. Pode ser feito através da Apple Pay, Google Pay ou com cartão de crédito. Na prática, é como se estivesse a fazer uma compra online.

Neste momento, a plataforma já se encontra disponível em 200 restaurante do País. “Estamos em Lisboa, Cascais, Oeiras, Évora e na Comporta, onde queremos associarmo-nos a mais espaços”. O próximo passo é a chegada ao Porto. Já existe um objetivo traçado até ao final do ano.

“Queremos estar com a sunday em 500 restaurantes até ao final de 2022. Onde existir procura, nós vamos”, continua Tiago Correia. Por exemplo, na zona de Lisboa, já é possível fazer pagamentos desta forma nos restaurantes Descarado, Memória, A Casa do Bacalhau e Acaso.

O projeto começou a ser testado ainda em 2020, numa altura em que os restaurantes começaram  pensar em alternativas para fazer um pagamento com o mínimo contacto possível entre empregados e clientes.

Um ano após o lançamento oficial, a sunday conta já com seis mil restaurantes associados em todo o mundo. Segundo a marca, este processo de facilitar os pagamentos permite que sejam poupados 15 minutos à mesa. Também houve o registo do aumento de 40 por cento das gorjetas nos espaços associados.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT