Após Leopoldo Calhau ter anunciado que a Taberna do Calhau, situada na Mouraria, vai encerrar em abril, após seis anos a servir petiscos alentejanos, o chef prepara-se para se despedir dos clientes com um menu especial. Até domingo, vai poder fazer a degustação de alguns dos pratos mais emblemáticos do restaurante por 30€ por pessoa.
Após os seis dias de despedida, com uma refeição dividida em seis momentos, o espaço vai fechar para férias. Quando voltar, em março, terá o mesmo menu, sendo que o fecho definitivo está marcado para a altura da Páscoa.
Leopoldo Garcia Calhau, que já tinha encerrado o Chez Chouette, em Alvalade, em 2024, vê mais um dos seus projetos a chegar ao fim. O chef, que se propôs trazer os sabores alentejanos para o largo da Olaria, revelou que a decisão de fechar foi motivada por várias razões, incluindo questões familiares e económicas.
O empreendedor salientou que, apesar de algumas dificuldades, viveram “bons momentos” ao longo dos últimos seis anos. E aproveitou a oportunidade para agradecer a quem o acompanhou e apontou 14 de abril como data limite para provar os pratos do Baixo Alentejo.
Após o encerramento, o chef irá mudar-se temporariamente para um pop-up em Alvalade, no espaço que antes abrigava o Chez Chouette, e que se chamará O Que Se Leva Desta Vida. A proposta passa pelos almoços durante a semana e jantares às sextas-feiras, tudo a preços acessíveis, com o custo máximo de 14€.
Até lá, quem visitar a Taberna do Calhau poderá encontrar um menu predominantemente alentejano. “É uma petiscaria com várias sugestões para partilhar. Não temos muitas guarnições. Usamos muitos caldos e molhos e, por norma, as pessoas pedem sempre pão para acompanhar.”