Restaurantes

Taqueria mexicana com tacos a 5€ e pratos de plástico recebe estrela Michelin

Tem apenas nove metros quadrados. O menu só inclui quatro tacos e dois molhos — o suficiente para entrar no famoso guia.
O espaço só dá para meia dúzia de pessoas.

A noite de terça-feira, 14 de maio, foi especial para a cozinha mexicana. O prestigiado Guia Michelin revelou quais os primeiros restaurantes distinguidos com as cobiçadas estrelas. Entraram, no total, 18 espaços para a lista. Alguns foram homenageados pelos pratos inovadores, outros pelo serviço requintado. E um que deixou todos boquiabertos: uma modesta taqueria, com nove metros quadrados, que serve tacos em pratos de plástico.

El Califa de León recebeu uma estrela Michelin. O pequeno espaço situado no bairro de San Rafael, na Cidade do México, serve apenas quatro tipos de tacos. Confirmando que quantidade não sinónimo de qualidade, os inspetores do guia ficaram maravilhados com o sabor das propostas simples e tradicionais. Tudo é preparado pela família de Hernández Alonso — o proprietário e chef — há mais de 50 anos.

“Esta taqueria pode ser simples, só com espaço suficiente para meia dúzia de clientes ao balcão, mas a sua criação, o taco Gaonera, é excecional. A carne de vaca cortada em fatias finas é cozinhada no momento e temperada apenas com sal e uma pitada de lima”, referiu o Guia Michelin, quando anunciou o restaurante como um dos que ganhava uma estrela.

A taqueria fica num bairro da Cidade do México.

O prato mencionado é um taco de carne que surgiu para homenagear o toureiro mexicano Rodolfo Gaona, que atingiu o pico do sucesso no início do século XX. O apelido do mesmo batizou a pequena taqueria, que serve apenas três ou quatro pessoas em simultâneo. Quem lá entra consegue ver todo o processo de confeção das carnes na chapa e das tortilhas que são feitas de forma artesanal à frente dos clientes.

Além do Gaonera, o menu só inclui mais três propostas: uma com bife, outra com costela bovina e, finalmente, uma de porco. A escolha dos molhos é ainda mais fácil: o verde é feito à base de tomate cru e o vermelho leva pimentão. Os tacos do El Califa de León custam cerca de 4,50€ cada e são servidos em pratos de plástico.

“O segredo é a simplicidade do nosso taco. Tem apenas uma tortilha, molho vermelho ou verde, e é isso. Isso, e a qualidade da carne”, explicou Alonso à “Associated Press”. Quando lhe perguntaram qual seria o pairing mais indicado para os tacos, escolheu uma bebida igualmente modesta e invulgar: “Gosto de uma Coca-Cola”.

No dia seguinte à premiação, a taqueria já era um sucesso. Dezenas de pessoas juntaram-se em filas gigantes, que serpenteavam todo o bairro, para provar os famosos tacos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT