Sardinhas, robalo, douradas ou salmão, tudo na grelha servido com batatas e salada. Entrámos naquela altura do ano em que um peixe grelhado numa esplanada sabe sempre melhor. Nos próximos dias vai estar uma variedade em destaque na Costa Vicentina: o sargo. São vários os restaurantes de Aljezur e de Vila do Bispo que participam no festival onde pode provar várias sugestões com esta espécie.
O Festival Sago da Costa Vicentina arranca esta sexta-feira, 20 de maio. Decorre durante 10 dias em mais de 15 espaços de ambas as localidades. Cada um criou uma proposta com o peixe que vai além do tradicional grelhado com batata cozida a acompanhar.
Tem por exemplo o sargo frito com migas de alho e coentros, o servido com batata doce, a cataplana de sargo com gambas, o arroz de sargo com lingueirão, salicórnia e coentros, o filete com molho de manteiga e xerém de berbigão, ou o que junta amendoim, ervilhas e arroz branco.
Em Aljezur pode passar pelos restaurantes O Paulo, Retiro do Adelino, Museu da Batata Doce, Chaparro, O Sítio do Rio, ou a Cervejaria Mar. Já em Vila do Bispo participam no evento o Retiro do Pescador, A Tasca, o Carlos ou o Armazém.
Este festival decorre até o próximo domingo, 29 de maio. O encerramento oficial acontece no dia anterior com uma sessão na Associação de Pescadores da Arrifana. Será feito um balanço da iniciativa e ainda uma degustação de sargo, claro.
Carregue na galeria para conhecer alguns restaurantes da costa alentejana, para passar antes ou depois de provar os pratos de sargo.