Restaurantes

Tem 10 dias para provar os melhores pratos de sargo na Costa Vicentina

São vários os restaurantes de Aljezur e de Vila do Bispo que participam neste festival com várias sugestões criativas.
São vários os restaurantes aderentes entre Aljezur e de Vila do Bispo.

Sardinhas, robalo, douradas ou salmão, tudo na grelha servido com batatas e salada. Entrámos naquela altura do ano em que um peixe grelhado numa esplanada sabe sempre melhor. Nos próximos dias vai estar uma variedade em destaque na Costa Vicentina: o sargo. São vários os restaurantes de Aljezur e de Vila do Bispo que participam no festival onde pode provar várias sugestões com esta espécie.

O Festival Sago da Costa Vicentina arranca esta sexta-feira, 20 de maio. Decorre durante 10 dias em mais de 15 espaços de ambas as localidades. Cada um criou uma proposta com o peixe que vai além do tradicional grelhado com batata cozida a acompanhar.

Tem por exemplo o sargo frito com migas de alho e coentros, o servido com batata doce, a cataplana de sargo com gambas, o arroz de sargo com lingueirão, salicórnia e coentros, o filete com molho de manteiga e xerém de berbigão, ou o que junta amendoim, ervilhas e arroz branco.

Em Aljezur pode passar pelos restaurantes O Paulo, Retiro do Adelino, Museu da Batata Doce, Chaparro, O Sítio do Rio, ou a Cervejaria Mar. Já em Vila do Bispo participam no evento o Retiro do Pescador, A Tasca, o Carlos ou o Armazém.

Este festival decorre até o próximo domingo, 29 de maio. O encerramento oficial acontece no dia anterior com uma sessão na Associação de Pescadores da Arrifana. Será feito um balanço da iniciativa e ainda uma degustação de sargo, claro.

Carregue na galeria para conhecer alguns restaurantes da costa alentejana, para passar antes ou depois de provar os pratos de sargo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT