Depois de tomar conta da Grande Lisboa e Porto, a moda dos smash burgers chegou ao litoral alentejano, mais precisamente a Sines. O primeiro espaço dedicado ao conceito na cidade abriu a 1 abril. Um hambúrguer de carne fina e caramelizada, envolto num pão de batata doce é a estrela do “The Smash Zone”, que tem sido um sucesso.
Num mês e meio, já foram vendidos mais de seis mil menus de hambúrgueres e a procura é tanta que chegam a formar-se filas à porta do restaurante. Com um design moderno, o espaço, apesar de pequeno, tem capacidade para 28 pessoas no interior e conta com uma equipa de cinco pessoas na cozinha.
Maria João Salgado e Miguel Vaz são os responsáveis por detrás deste conceito, mas a ideia de negócio surgiu a partir de Guilherme, filho do ex-casal, de 27 anos. A ideia passou à prática com a abertura do primeiro restaurante, em 2025, no Parque das Nações, em Lisboa. “Abrimos em Lisboa e correu bem. Entretanto, apareceu uma oportunidade de negócio, e passámo-lo”, revelou Miguel. A expansão para a terra natal de ambos foi o passo seguinte e desde a aquisição da loja à abertura passou um ano.
Esta é a primeira hamburgueria artesanal especializada em smash burgers a surgir na cidade que viu Vasco da Gama nascer, e onde apenas existem as duas conhecidas cadeias de fast-food: Burger King e Mc Donald’s. Os proprietários rejeitam o título de fast-food, porque “a qualidade da carne, dentro do nosso pão, não é a qualidade de uma qualquer carne”, afirma Maria João.
“Temos uma carne angus, maturada há 14 dias, com 22 por cento de gordura. É uma carne extremamente boa e é isso que marca a diferença na qualidade do produto. Depois acresce um pão de batata doce, que vai quebrar a gordura da carne, porque é frita na sua própria gordura, e cria uma reação que é a reação de Maillard. Isto carameliza a carne e dá um paladar fora do normal”, revelou o proprietário Miguel Vaz.

A simplicidade é um dos principais valores da marca. Além da carne, a “explosão de sabores” pode ser complementada por mostarda, ketchup, cebola ou picles.
No entanto, Maria João e Miguel já foram donos da cadeia de ginásios “Kalorias” e quiseram trazer para esta nova fase, as preocupações com uma alimentação equilibrada. “O nosso objetivo era fazer um hambúrguer que qualquer pessoa que tivesse cuidado com a alimentação e preocupação com a sua saúde pudesse consumir. A carne é boa e o pão é um bom hidrato. Conseguimos uma combinação perfeita até mesmo para quem sai de um treino poder fazer aqui uma reposição calórica”, revelou Maria João.
Novidades a caminho
Com o verão a chegar, o casal está a pensar criar uma versão do conceito ao ar livre, ou seja, ter uma food truck que irá estacionar em Porto Covo, no FMM — Festival Músicas do Mundo, em Sines, e na Feira de Agosto, em Grândola.
Já no restaurante, os finais de tarde de sexta-feira serão mais animados, com a presença de um DJ. Segundo os responsáveis, a abertura do espaço trouxe uma nova vida à cidade e até os residentes estranharam. “O bairro é relativamente morto, mas assim já está mais vivinho”, explicou Miguel Vaz.
O sucesso é tal que os proprietários já equacionam uma possível expansão. “Estamos a esforçar-nos para ser uma referência, para depois começarmos a expandir, mas num raio em que consigamos controlar”.
Para já, estão a preparar a abertura de uma nova loja no Cais do Sodré, em Lisboa, que, apesar de ser outro conceito, será dentro da área dos smash burgers. Ainda assim, por não serem da área da restauração, os proprietários admitem que este tem sido um “desafio”, que tem contribuído para uma “grande aprendizagem”.
Os clientes podem optar por escolher o hambúrguer na versão simples (6,50€), dupla (9,50€) ou tripla (11,90€). Ou podem ainda combiná-lo em menu, que inclui bebida e batatas fritas, com preços que começam nos 11,50€. Até ao momento, o menu double é o que tem conquistado mais fãs. Para quem não dispensa uma sobremesa, há a opção de escolher entre um copo de gelado de baunilha, de morango ou mix, por 2€.
Localizado junto a uma escola de terceiro ciclo e secundário, o espaço já recebe jovens estudantes, mas prepara-se para aumentar as visitas. A partir desta segunda-feira, dia 18 de maio, é lançado o menu estudante. De segunda a quarta-feira, entre as 12 e as 15 horas, é possível experimentar um smash burger, acompanhado de batatas e bebida por 9,50€. A oferta está sujeita à apresentação do cartão de estudante.
Carregue na galeria para ver mais fotografias do espaço e dos pratos.







