O delivery tornou-se num conceito crucial para o comércio e restauração. A taxa de penetração deste serviço no consumo dos portugueses mantém-se elevada, 73 por cento, mesmo com o regresso à vida quotidiana normal, no pós-pandemia. Os dados são de um estudo realizado em novembro pela Kantar, uma das maiores empresas de análise e consultoria do mundo. Segundo o mesmo documento, o número de portugueses que encomenda refeições uma vez por semana duplicou desde 2020. Porém, hoje em dia, a procura já não se resume apenas àquela refeição do nosso restaurante preferido.
Com a aplicação Glovo temos acesso a uma enorme quantidade de serviços e sugestões a poucos minutos de distância. Até flores nos chegam à porta, sem nunca nos termos levantado do sofá. Que o diga Anabela Araújo, gerente da Flores no Cais. Em conjunto com o marido, traz da ilha da Madeira para Lisboa as flores mais frescas, aromáticas e coloridas.
Ciente de que não é possível estar apenas atrás de um balcão à espera dos clientes, encontrou na Glovo o parceiro certo para ganhar dimensão e reconhecimento numa audiência gigantesca. “É que se as pessoas não chegam à loja da Flores no Cais, então é a Flores no Cais que leva o seu produto para fora, a quem o procura, quiçá, ao mundo”, explica Anabela.
Outro exemplo de sucesso é a cadeia Food Riders, que viu no delivery a resposta a um novo modelo de negócio para os seus restaurantes, Las Gringas e Ameaça Vegetal — que estão concentrados num espaço na zona da Penha de França, em Lisboa.
Tudo começou quando a bisavó de Damian Irizarry lhe fazia tortilhas, era este miúdo. Vários anos depois, em 2021, o empresário mexicano fundou esta marca precisamente para levar a receita a muito mais pessoas. E se no espaço físico é possível partilhar a música e o ambiente — onde os clientes se misturam com os chefs quase sem distinção entre a sala e a cozinha —, em casa nada se perde na qualidade. A equipa da Food Riders prepara as refeições para que a encomenda esteja pronta da forma mais rápida possível e para que chegue a casa tal qual como se tivesse sido servida no restaurante.
Numa vasta carta mexicana e apta para vegetarianos e vegans, Damian destaca o Gringa Al Pastor, o típico prato de porco feito no espeto mas que aqui foi transformado numa receita vegan.
Mais tradicional, mas não menos saboroso, é o restaurante Príncipe do Monte, famoso pelo mítico arroz de pato e pelos grelhados, como a picanha ou o frango no churrasco. Se, durante o fim de semana, já vendiam mais de 120 frangos, agora, com o delivery na Glovo, os responsáveis conseguiram duplicar o número de encomendas.
Para Jorge Moreira, sócio-gerente deste restaurante, localizado em São Mamede de Infesta, concelho de Matosinhos, a qualidade é sempre o segredo do sucesso. “Com uma ementa que muda diariamente, não podemos falhar com os produtos e o resultado final. Assim, seja presencialmente ou em casa, com ajuda da Glovo, os clientes recebem a melhor qualidade”.
Estas são apenas algumas das propostas da app de entregas que pode aproveitar para descobrir em qualquer altura do ano.