restaurantes

Trem Velho: o comboio de Cascais foi renovado para ser uma steak train

Parado à saída da última estação da linha desde 1973, o espaço tem uma decoração e menu novos, mas a mística de sempre.
Abriu pela primeira vez em 1973.

Estávamos em maio de 1973 quando um antigo comboio com três vagões deixou de servir de transporte para passar a bar, mesmo junto à estação de Cascais, a última paragem, ou a primeira, depende do ponto de vista, da linha que vai até ao Cais do Sodré, em Lisboa. Durante anos foi um dos espaços mais conhecidos da zona. Hoje, ainda a funcionar, é um dos projetos mais antigos da vila.

A pandemia obrigou a uma paragem forçada durante alguns meses, o que se revelou uma oportunidade para os responsáveis pelo Trem Velho remodelarem as carruagens que precisavam de uma renovação profunda.

“Desde 1973 que só recebeu uma pequena reforma nos anos 80. Há mais de 30 anos que estava igual. Aproveitámos o confinamento para pensar nas alterações e fazer a remodelação”, explica à NiT  Frederico Jorge, 46 anos, um dos atuais responsáveis pelo Trem Velho. Há quatro anos comprou o espaço juntamente com a mulher, Caren Jorge, 43, a um dos fundadores do projeto nos anos 70, Manuel Saltão, que se manteve como consultor.

Na altura, Frederico e a mulher não tinham nada ligado à restauração, mas sempre pensaram que seria um bom negócio. “Há quatro anos prevíamos a subida do turismo em Portugal, era um setor queríamos investir.” Assim fizeram, e durante este tempo não se deram mal. Veio a pandemia e pensaram que seria a altura perfeita para colocarem em prática algumas das ideias que tinham.

O chassi foi a única coisa em que não mexeram. De resto, tudo foi alterado, sem nunca esquecer a tradição e a mística que manteve este lugar aberto durante todos estes anos. “Removemos o chão, o teto, trouxemos novos mobiliários, a cozinha é toda a nova, assim como o sistema elétrico, tudo o que o espaço precisava.”

Tratou-se de uma obra bem pensada, uma vez que era necessário manter alguma da tradição deste espaço. “Dentro da modernidade necessária, foi uma obra particular. Transformar este comboio implicou cuidado na escolha dos materiais.” Sempre que possível, optaram pelos mesmos que já haviam sido usados na estrutura original.

“Conseguimos a mesma madeira nobre para o chão, sucupira brasileira, e no teto mantivemos o estilo do original, em pele com capitoné. Arranjámos um artesão que reconstruiu os tetos iguais aos originais. Foi algo complicado porque já não se usa.”

O projeto, quando arrancou nos anos 70, era apenas um bar. Mais tarde passou a servir hambúrgueres, quando ganhou uma área de cozinha. Foi neste registo que o Trem Velho se manteve ao longo dos últimos anos.

O traçado original manteve-se.

Desde a reabertura, no início de maio, que as carnes passaram a ter um destaque no menu. O Trem Velho transformou-se assim, oficialmente, num steakhouse, com T-bone, chuletón e outros cortes. O bife de três pimentas tem sido um dos pedidos mais populares nestas semanas de abertura. A francesinha também foi incluída na carta. A grande maioria das carnes usadas são de origem nacional 

Na parte das entradas, tem os camarões com molho asiático ou as asinhas de frango. Se houve hambúrgueres que ficaram na ementa, o mesmo podemos dizer nas sobremesas. O Intercidades já é um clássico do Trem Velho e está para durar. É assim que chamam ao doce da casa, que junta mousse de chocolate, bolachas e um chantilly caseiro.

Quando tal for permitido, Frederico pretende que a última paragem nos pedidos de comida e bebidas seja feita até às duas manhã. Os donos pedem desculpa pelo incómodo causado, mas por estes dias a pandemia só permite que o serviço seja feito até às 22h30.

Antigamente, o Trem Velho só abria a partir das 18 horas. Nesta nova fase do projeto, as portas das carruagens aceitam passageiros ao meio-dia. São mais de 80 lugares livres para aproveitar.

Carregue na galeria para conhecer melhor o renovado Trem Velho.

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Alameda Duquesa de Palmela, 256, Cascais
    2750-335 Cascais
  • HORÁRIO
  • Das: 12:00
  • Às: 22:30
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Steakhouse, Hamburgueria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT