Além de serem todos chefs, o que é que Miguel Laffan, Kiko Martins, Miguel Castro e Silva, Henrique Sá Pessoa e Vítor Sobral têm em comum? Podia ser uma pergunta para queijinho, mas aqui vai a resposta: todos já foram convidados pelo canal História para reinterpretarem a Última Ceia. Nesta oitava edição edição da iniciativa é Nuno Bergonse quem irá trazer para os dias de hoje a refeição partilhada por Jesus Cristo com os apóstolos.
Ao contrário dos últimos anos, os pratos não irão estar disponíveis no restaurante durante este período, devido ao surto de Covid-19. Neste caso, seria no É um Restaurante, em Lisboa. Ainda assim, o conteúdo gravado vai passar no canal História. O episódio será transmitido esta sexta-feira, 3 de abril, às 22h10, e terá repetições diárias até ao domingo de Páscoa, 12 de abril.

O menu é composto por uma entrada, um prato principal e uma sobremesa. Para começar, Nuno Bergonse criou um ovo com lentilhas e queijo de cabra. “Escolhi o ovo como elemento central, uma vez que este é um símbolo universal de nascimento e criação”, explica o chef.
Como prato principal preparou o cordeiro com tâmaras e tubérculos. ”Inspirei-me na carne de cordeiro, uma vez que era a mais utilizada. É de sabor intenso e característico.” A refeição termina com um pudim de pão com amêndoas e gelado de cardamomo.
“É uma receita que reflete o poder da transformação de um ingrediente tão simples em algo muito saboroso”, termina o chef.
Todas as receitas foram gravadas numa cozinha tradicional em Mafra. Carregue na galeria para conhecer as receitas da última ceia criadas pelo chef Nuno Bergonse.