Henrique Fogaça tornou-se uma celebridade no Brasil em 2014, quando passou a integrar o júri da versão brasileira do “MasterChef”. Desde então, o profissional que “combina rock’n’roll, motos, tatuagens e panelas”, tem viajado pelo país e pelo mundo a promover o seu trabalho.
Numa altura em que se prepara para lançar, a nível europeu, “O Mundo do Sal”, livro escrito em parceria com o jornalista Rogério Ruschel, Fogaça vem a Portugal para cinco eventos especiais. Irá juntar-se a cozinheiros nacionais reconhecidos para criarem uma “fusão sublime de sabores dos dois países num juntar de cozinha de autor inédito”.
A primeira iniciativa acontece a 23 de fevereiro no Hotel Montebelo Ílhavo Vista Alegre (Aveiro). Irá preparar, em colaboração com o chef residente Rui Rodrigues, “um jantar gourmet de seis momentos que serão harmonizados com os melhores néctares da 1990 Premium Wines”. Já dia 25, encontra o brasileiro no The Lodge Hotel (Porto). Aí, este junta-se a João Vieira para uma refeição que combina com os vinhos da Menin Douro Estates.
Seguem-se jantares na Lota da Esquina (Cascais), Hotel Convento do Espinheiro (Évora) e Vila Vita Parc Resort (Porches), marcados, respetivamente, para 1, 2 e 4 de março. Em conjunto, ora com Vítor Sobral, ora com Jorge Peças ou João Viegas, Fogaça recebe os interessados para momentos especiais com espumantes da Enoport, gins alentejanos da Sharish Gin ou vinhos do Algarve. Os bilhetes para os eventos, que incluem a oferta de livro e sessão de autógrafos, estão disponíveis online. Estes variam entre os 125€ e os 140€.
“O Mundo do Sal” descreve o papel do mineral que lhe dá título, “o único que os seres humanos comem”, na cultura, economia, política, crenças, religiões, saúde e cozinha internacional ao longo de cinco mil anos de história. A obra apresenta, igualmente, 20 variedades do produto, como o sal marinho, sal rosa do Himalaia, flor de sal, sal-gema, sal negro, sal defumado, sal kosher, sal do Hawai e sal de Maldon. Tem ainda 45 receitas inéditas de pratos para diferentes ocasiões, de um jantar a dois a um almoço de família.
Além de comandar os restaurantes Sal, Sal Grosso, Cão Véio e Jamile, Fogaça está à frente da banda de hardcore Oitão e da marca de roupas Podepa.