Restaurantes

Uma foodtruck, um hotel e bacalhau: a nova surpresa de Miguel Rocha Vieira

Chama-se Pátio da Casa e é o novo projeto da parceria do chef com a AHM. No menu só há fish & chips.
Um conceito diferente.

Chama-se Pátio da Casa, serve fish & chips à portuguesa e é um food truck instalada no interior de um dos melhores hotéis cinco estrelas do Porto. Improvável? É certo. Surpresa? Nem por isso, até porque o chef deixara todas as pistas numa entrevista à NiT em janeiro.

Rocha Vieira revelava então o seu primeiro grande passo após o choque da sua curta e turbulenta passagem pelo Anfíbio: uma parceira com o grupo de gestão hoteleira Ace Hospitality Management — responsável por oito unidades no País. Em conjunto com o chef Piette-Olivier Petit, o português propunha-se a “abrir os espaços [dos hotéis] à rua”.

“Podemos apostar num rooftop, noutra linha podemos ir mais para o fine dining, ou eventualmente para um casual dining. Mas mesmo dentro desses espaços mais casuais, queremos criar vários conceitos”, reafirmou então o CEO da AHM, Mariano Faz. Cinco meses depois, está apresentado e a funcionar um dos novos conceitos que a dupla de chefs vai lançar nesta parceria: uma food truck com fish & chips.

“Aqui há uns anos, quando estava no Guincho, tive a ideia de fazer uma food truck. Não me recordo exatamente do momento em que se falou nas food trucks durante o brainstorming, mas para mim isso ficou logo na cabeça”, explica o chef à NiT, que em maio inaugurou também no Porto uma nova pizzaria no Fontinha Hotel, na mesma cidade — e a renovação da Casa das Lérias em. Amarante. Correu o Porto à procura de conceitos e percebeu que “não havia nada do género” na cidade.

Ficou decidido: iria agarrar nesse símbolo português, o bacalhau, e cozinhá-lo fresco, frito, acompanhado de batatas. “Acaba por ser uma coisa muito nossa, não é? Fomos nós que levámos o bacalhau para Inglaterra. Levamos as frituras em tempura para o Japão. Portanto, é um bocadinho da nossa gastronomia, embora não se costume associá-la à cozinha tradicional.”

O menu inclui o bacalhau frito num polme leve à base de cerveja preta e caril. Chega acompanhado de batatas fritas crocantes aos palitos e, claro, o inevitável molho tártaro com salsa, estragão e cerefólio. O menu tem um custo de 10,5€.

A foodtruck está em permanência no pátio, aberto ao público pela Rua do Ferraz, junto à Rua das Flores, todos os dias das 12 às 19 horas. No pátio existe também uma esplanada com 12 lugares para quem quiser ficar ali mesmo.

“Preferimos fazer uma só coisa e fazê-la bem”, explica sobre a decisão de criar um conceito monoproduto. Poderá esta ideia replicar-se nos outros projetos que se seguem neste seu novo papel como responsável pela gestão de F&B dos hotéis geridos pela AHM? Quem sabe.

O que se sabe ao certo é que os outros projetos estão em andamento e a próxima abertura acontece daqui a par de semanas, com o Holiday Inn Beja.

 

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    Rua do Ferraz
    4050-416 Porto
  • HORÁRIO
  • Das 12h às 19h
PREÇO MÉDIO
Entre 10€ e 20€
TIPO DE COMIDA
Portuguesa

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT