Restaurantes

Vagos Sensation Gourmet: o festival que junta chefs e tachos na praia está de volta

No início de julho, a Praia da Vagueira recebe o evento que quer mostrar o melhor da gastronomia nacional.
Praia da Vagueira. Fotografia: C.M. de Vagos.

Nem só com bacalhau e pastéis de nata se escreve a história da gastronomia nacional. Para confirmar este facto, o Vagos Sensation Gourmet regressa à Praia da Vagueira, após dois anos de pausa forçada, com uma programação repleta de almoços e jantares temáticos, degustações, provas comentadas, showcookings, workshops, palestras e debates.

“Demonstrar que a tradição dos tachos combina na perfeição com o atrevimento e a elegância da alta cozinha” também continua a ser um dos objetivos da iniciativa, de acordo com comunicado de imprensa citado pela “Evasões”.

Durante três dias, de a 1 a 3 julho, é então em Vagos, no distrito de Aveiro, que poderá provar uma série de iguarias confecionadas por alguns dos mais conceituados chefs do País e do mundo, como Diogo Rocha (Casa de Lemos, em Viseu), Óscar Geadas (G Pousada, Bragança), Tiago Bonito (Largo do Paço, Amarante), Michel van der Kroft (‘t Nonnetje, em Harderwijk, Países Baixos) e Graeme Cheevers (Unalome, em Glasgow, Escócia), todos com estrelas Michelin no currículo.

Outras presenças a ter em conta na sétima edição são a do sushisu Rafael Pombeiro, um dos grandes destaques do Hells Kitchen Portugal; do chef Hugo Alves, que abriu recentemente o Norma em Guimarães; e dos escanções António Lopes e João Chambel.

Este ano, o festival parte do mote “Best Edition”, em homenagem ao seu falecido mentor, o chef Joe Best (José Besteiro). “O Joe sentia a Praia da Vagueira também como sua. A sua paixão pela cozinha refletia-se no que esta terra e as suas gentes lhe davam todos os anos — uma partilha de conhecimento pela cozinha nacional que sempre captou o espírito e o ritmo da aldeia piscatória”, afirmou Tony Martins, um dos criadores do projeto.

Para se deliciar com os diferentes pratos disponíveis precisa apenas de adquirir um kit (5€) que inclui copo de prova e garfo.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT