Restaurantes

Vai abrir um restaurante no luxuoso Museu do Tesouro Real — e pode ser seu

A Associação Turismo de Lisboa abriu um concurso para a concessão da exploração do espaço com vista sobre o Tejo.
Fotografia: Direção-Geral do Património Cultural.

Desde 1 de junho, é possível apreciar de perto centenas de joias, entre outros bens, da coroa portuguesa. Para tal, basta que se dirija ao Museu do Tesouro Real, localizado na ala poente do Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa. Sabe-se agora que, à oferta museológica, vai juntar-se, em breve, a gastronómica, com a abertura de um restaurante no espaço que funciona como uma caixa-forte de alta segurança, devido ao elevado valor das peças expostas.

Caso tenha um projeto ímpar planeado, e lhe falte apenas um local igualmente singular para o instalar, temos boas notícias. A Associação Turismo de Lisboa (ATL) abriu um concurso para a concessão da exploração do recinto, que será válida para o prazo de 10 anos e automaticamente renovável por períodos sucessivos de três anos. As propostas devem ser enviadas até 1 de novembro, segundo comunicado citado pelo “Notícias ao Minuto”.

De acordo com a publicação mencionada, “o conceito dos restaurantes candidatos deverá estar alinhado com o posicionamento do Museu do Tesouro Real, um espaço único onde, pela primeira vez e de forma permanente, é possível conhecer uma das mais raras e valiosas coleções de joias reais, compostas por insígnias e condecorações, moedas e peças de ourivesaria civil e religiosa”.

Com 575 metros quadrados e vista sobre a cidade de Lisboa e o rio Tejo, o conceito elegido ficará no quarto piso do edifício, no topo do Torreão Sul, e terá acesso independente por elevador. Espere um lounge exterior e uma varanda panorâmica.

A mesma nota refere que “o museu está instalado numa das maiores caixas fortes do mundo, com três pisos”, e dispõe de “sofisticados equipamentos de segurança e videovigilância, portas blindadas de cinco toneladas, vitrines com controlo de temperatura e humidade e vidros à prova de bala”.

Enquanto a inauguração não chega, carregue na galeria para conhecer cinco esplanadas que abriram este ano em Lisboa (e arredores).

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT