Tanto faz se lhe chama frango no churrasco, assado ou na brasa. O que é certo é que se trata de uma especialidade portuguesa, um fenómeno de popularidade em qualquer altura do ano, e lá fora não se encontra igual. Seja em take-away, para desenrascar um jantar de última hora, ou num almoço fora com a família, o frango assado é bastante consensual no gosto dos portugueses.
Prova disso, é que se multiplicam os restaurantes dedicados a este prato e novos conceitos que vão surgindo, na tentativa de inovar e reinterpretar aquilo que é tradicional. Muitas vezes, o sucesso de um espaço é ditado pelo molho que acompanha o frango, pela criatividade de opções ou até pelo próprio restaurante em si, seja pelo ambiente ou pela proximidade de casa.
Arriscamo-nos a dizer que todos os lisboetas têm um restaurante de frango assado favorito e a NiT quer descobrir qual é o seu. Qual é aquele que sugere aos amigos? Aquele a que regressa vezes sem conta? O que tem o melhor tempero? O espaço que, até pode não ter qualquer tipo de requinte, mas é onde se sente em casa?
Para quem não gosta de comer o frango à mão, nem lidar com ossos, pode sempre pedir a especialidade do Vira Frangos. Na lista de características que fazem deste frango um sucesso, o espaço aponta o facto de ser “bastante eclético, já que agrada a pessoas de todas as idades” e de se poder ser “produzido em restaurantes de pequenas dimensões, sem libertar grande gorduras ou cheiros, pois não se usa fumo”.
Para algo mais típico há a Valenciana, um restaurante dedicado aos grelhados que até tem uma zona só para pedidos para fora. O espaço é bastante concorrido pelas pessoas do bairro e não só. Há alguns anos foi renovado e até abriu uma esplanada com um jardim vertical.
Na Avenida da Igreja, em Alvalade, existem várias churrasqueiras lado a lado, mas há uma sempre mais cheia do que as outras: a Rio de Mel. A partir do meio-dia começam a seguir os pedidos onde “frango” já não faz parte do vocabulário – é palavra bem decorada. Os frangos passam por uma marinada antes de assarem no carvão. Há picante e molho de limão com ervas aromáticas para acompanhar o frango.
Pela capital não faltam opções de bons restaurantes para provar a especialidade. Para ajudar, a redação da NiT fez uma pré-seleção de espaços míticos na cidade e que costumam ter filas enormes de clientes à porta — sempre com aquele aroma tão característico. Agora queremos saber qual o favorito dos leitores.
Espreite a lista abaixo e clique em “votar” para nos dizer qual é aquela que todos deviam conhecer. A votação está aberta até segunda-feira, 20 de outubro.

LET'S ROCK






