Restaurantes

Votação NiT: onde se esconde o melhor cozido à portuguesa em Lisboa?

É uma das receitas tradicionais de que os portugueses mais gostam, mas como sempre, cada um tem o seu favorito.
Na maioria das vezes está disponível aos fins de semana.

O cozido à portuguesa é um daqueles pratos que só sabe bem quando as temperaturas descem e, pela amostra dos últimos dias, acabaram-se as desculpas para não ter à mesa um bom exemplar da receita tradicional. O problema será mesmo escolher onde vai provar a especialidade.

Como a maioria dos pratos típicos, a origem do cozido à portuguesa é uma incógnita. Os registos apontam que tenha nascido, como o nome indica, em Portugal, sobretudo para enfrentar a pobreza e a escassez de alimentos. Em muitas casas, começaram a juntar-se as carnes que sobravam das matanças do porco e a cozê-las, porque era o método mais barato. Depois juntavam na panela “tudo o que havia”, desde legumes a banha.

No entanto, há registos que indicam que a especialidade nasceu em Espanha, mais precisamente em Castela. No livro “Dom Quixote de La Mancha”, Miguel de Cervantes ajuda a comprovar a teoria com as menções ao cozido espanhol, mas mais conhecido como olla podrida. História e passado à parte, o que é certo é que ao longo dos anos, o cozido tornou-se num dos pratos portugueses por excelência — sobretudo no inverno.

A provar isto mesmo está o facto de muitos restaurantes apenas incluírem o cozido na carta durante as estações frias. E se é certo que a espera muitas vezes parece demasiado longa, também o é que vale sempre a pena, motivo pelo qual, ano após ano, há espaços que viram um autêntico destino de romaria por parte dos devotos desta receita que tanto se serve em travessas como no prato ou em modo buffet.

A maioria dos restaurantes não tem esta especialidade no menu fixo. “Este prato demora muitas horas a ser preparado. Aliás, temos sempre de começar a preparar as carnes na véspera. É moroso”, explica à NiT André Lobo, o gerente do Forno da Calçada, em São Domingos de Benfica.

Muitos espaços guardam este “trunfo” para domingo, “quando muitas famílias optam por almoçar fora”. É o que acontece, por exemplo, no Coral, em Sete Rios. “Não servimos cozido em mais nenhum dia da semana”, sublinham.

Em Lisboa há certos nomes que já estão associados a este prato. É o caso de Belmiro. O cozinheiro aprendeu-o com a tia e acredita que o segredo está em três passos: os produtos de qualidade e caseiros quando possíveis, o facto de servir tudo separado e o cozer as couves na água das carnes. “Uso carne de porco e depois alguns enchidos. Gosto muito de juntar quando tenho um salpicão de uma senhora que vive a poucos quilómetros da terra onde nasci. Tem também de ter chouriça de sangue e as partes de salgadeira, desde o focinho, às orelhas, às unhas, às plumas, à costela, à barriga. Pois tem lá uma barriga fumada também muito boa”, revelou à NiT.

Outro desses casos é o de Marco Costa, dono do Zé do Cozido, que reabriu em agosto de 2024 e trouxe “um festim de carnes e enchidos”.

A única questão que se impõe é: onde se servem, afinal, os melhores cozidos à portuguesa em Lisboa? Para escolher os seus favoritos, só precisa percorrer a lista abaixo e carregar no botão “votar”. A votação termina na próxima terça-feira, 28 de janeiro.

Esta votação foi encerrada (since 11 dias).
Belmiro
20.44%
Forno da Calçada
20.41%
XXL by oOivier
18.27%
Olha Que Dois
9.89%
JNcQUOI Avenida
7.08%
Zé do Cozido
5.19%
Tasquinha do Lagarto
4.75%
Os Courenses
3.44%
Varanda de Lisboa
2.21%
O Cartaxinho
1.57%
O Nobre by Chef Justa Nobre
1.44%
O Padeiro
1.28%
Solar dos Presuntos
1.26%
O Jacinto
0.79%
Adega da Tia Matilde
0.57%
O Coral
0.37%
Tasca do Miguel
0.33%
Provinciana
0.29%
Faz Figura
0.26%
Merendinha do Arco
0.16%

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT