Restaurantes

Votação NiT: qual é o melhor sítio para comer caracóis na Grande Lisboa?

De O Hoquista ao Apolo 78, restaurantes com o petisco da época não faltam. Agora serão os leitores da NiT a escolher o melhor.
Só tem de escolher o seu favorito.

Com a chegada do calor começam as habituais romarias às esplanadas. Depois de um dia de trabalho ou ao fim de semana, muitos portugueses não resistem a passar os fins de tarde a beber uma cerveja e a comer um petisco.

E, assim que a época arranca, os caracóis não podem faltar, claro. O mais difícil é escolher o sítio com a melhor receita deste prato tão português.

No Apolo 78, em Loures, o petisco começou a ser servido a 21 de abril. A tradição popular diz que é nos meses sem “r” que os caracóis são melhores — isto é, entre maio e agosto —, mas existe sempre quem antecipe a temporada.

Conhecido por ser o primeiro a vender caracóis em Lisboa, O Hoquista também começou a servir o petisco em abril. A receita mantém-se inalterada há vários anos, e é um dos principais motivos de atração da marisqueira na Estrada de Benfica. A travessa custa 9,5€  e o prato 6,5€. Se levar amigos que não gostam dos gastrópodes, podem pedir amêijoas, conquilhas, lingueirão ou pica-pau.

 

Agora que estamos em maio e o “r” já não é problema, sítios que servem este petisco não faltam — o difícil é escolher.  Por isso, como já aconteceu em anos anteriores, a NiT volta a pedir aos leitores que escolham o melhor espaço para comer caracóis na zona de Grande Lisboa.

Tem uma semana para eleger o seu favorito, entre a nossa seleção de 13 restaurantes onde já pode pedir um pires (ou mais). A votação encerra na próxima terça-feira, 16 de maio.

A lista inclui espaços mais e menos conhecidos, em várias cidades da região, agora só tem de escolher o melhor.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT