restaurantes

Votação NiT: qual foi melhor restaurante que abriu no País em 2021?

Do estrela Michelin Al Sud, ao Real by Casa da Calçada, no Porto, passando pelo Auge, tem muito por onde escolher. Só precisa de votar.
A votação decorre durante esta semana.

2021 foi um ano em que a pandemia dominou o setor da restauração. Houve meses complicados, em que os espaços não conseguiram sequer receber clientes normalmente. Ainda assim, não faltou investimento e novos espaços criativos para conhecer de norte a sul do País. Desta vez, convocamos os leitores que adoram conhecer novos restaurantes para votarem na melhor abertura do ano.

Fizemos uma pré seleção de 10 espaços, por isso essa será a sua base para votar no seu respetivo nome favorito ao longo da próxima semana. Se ainda não os conhece, tem alguns dias para visitar e fazer a escolha acertada. A lista é composta por restaurantes que acabaram de ganhar estrelas Michelin ou até propostas onde as massas e pizzas estão em destaque. 

Por exemplo, o Al Sud, em Lagos, foi uma das grandes surpresas do ano. Abriu no verão num edifício moderno virado para o mar. O chef Louis Anjos veio do estrelado Bon Bon, no Carvoeiro, para começar este projeto. Percebeu-se que era um conceito de fine dining, não se esperava era que a distinção da Michelin viesse tão cedo, passados apenas cinco meses de funcionamento.

Já no Porto, no alto do 19.º piso do hotel Porto Palácio, foi inaugurado este verão o Auge. André Silva é o responsável por este projeto de luxo. O chef trabalhou no Largo do Paço, em Amarante, que tem estrela Michelin, e ganhou ainda o prémio de Chefe Cozinheiro do Ano em 2013. Sapateira e melancia com wasabi, teriyaki e espinafres; e o alho francês e funcho com caviar são alguns dos pratos que serve.

Outro dos restaurantes na lista dos melhores para a NiT é o Yakuza. Olivier da Costa trouxe o conceito japonês até perto da Avenida da Liberdade. Na decoração conta com a tela que durante anos animou o espaço do Príncipe Real, por onde já passou. A cozinha serve os pratos de sempre e algumas novidades. Este foi um dos projetos mais procurados do ano por lisboetas e turistas.

Mas já chega de conversa, agora a decisão é mesmo sua, por isso: vote. Dentro de uma semana, a NiT irá revelar o pódio final do ano.

A votação foi encerrada esta segunda-feira, 27 de dezembro.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT