Restaurantes

Tudo o que queríamos ler: já não precisa de esperar para pagar a conta no restaurante

A deGrazie é uma plataforma bastante fácil de usar. Apenas tem de ler o código QR da sua mesa e o pagamento é feito em segundos.
Vai ser um grande time saver.

Todos nós sabemos o quão frustrante pode ser o tempo que temos de esperar até pagarmos a conta depois do jantar. Por vezes, aqueles dez minutos mais parecem duas horas e podem fazer com que cheguemos atrasados aos planos que já tínhamos combinado. Isto deixará de ser uma preocupação, graças ao deGrazie.

O projeto foi lançada em julho, mas começou a ser desenvolvido no verão de 2021. A responsável pela ideia é a Paycritical, uma startup portuguesa fundada em 2019 por Hugo Hilário, de 43 anos. “Somos apenas sete pessoas”, conta à NiT. Mesmo assim, têm uma equipa que vai de engenheiros a um departamento comercial. “No verão passado veio a primeira grande ronda de investimentos, e este conceito é o nosso core”, acrescenta.

A plataforma digital promete poupar entre dez a 15 minutos ao cliente no momento do pagamento. “Todos nós sabemos como funciona. Às vezes pedimos a conta duas ou três vezes e mesmo assim temos de esperar mais“, brinca Hugo. Mas, a verdade, é que isto é algo que acontece regularmente, o que faz sentido quando temos em consideração todas as mesas que existem num restaurante.

A forma como tudo funciona é bastante simples, e até aqueles que não passam a vida na Internet se conseguirão orientar. “Em cima da mesa encontramos um QR code onde diz deGrazie. Não é preciso ter nenhuma aplicação, apenas lemos o código e somos levados para a conta da nossa mesa”, explica.

Nessa página com a adição vamos encontrar aquilo que consumimos, e podemos escolher pagar tudo junto ou cada um paga aquilo que consumiu — algo que também poupará alguns minutos de discussão à mesa. Depois, transfere-se o valor por MBWay ou ApplePay, entre outras formas, e este é registado no sistema de faturação do estabelecimento. “Também é possível adicionarmos uma gorjeta, como se fosse uma aplicação de delivery”, realça.

Também vai ajudar no dia-a-dia já movimentado dos funcionários. As mesas que já realizaram o pagamento mudam de cor no seu sistema, o que permite com que façam outras tarefas, como sentar novos clientes. “Não precisam de tocar sequer no software de faturação [o chamado POS]”, aponta o diretor-geral da Paycritical.

O novo meio de pagamento já chegou a cerca de 80 restaurantes, um número aumenta todos os dias. A taxa de adoção por parte dos clientes também é bastante positiva, rondando os 40 por cento. “Quando fazem o fecho do restaurante, conseguem ver que, no total da faturação, cerca de 40 por cento foi feito através da deGrazie”, revela.

Em Portugal existe um outro projeto com a mesma finalidade. Pode ler este artigo da NiT para ficar a conhecer melhor a sunday.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT