Lojas e marcas

Angurä: a marca nacional que se inspira em boas causas

Tem cinco coleções diferentes dedicadas a cinco propósitos sociais ou ambientais. A etiqueta foi lançada em outubro de 2021.
Peças simples com propósito.

A pandemia trouxe uma série de consequências negativas, mas também teve alguns pontos positivos. Por exemplo, as pessoas ficaram com mais tempo para aprender coisas novas ou aprofundar ideias que tinham ficado de lado. Foi o que aconteceu com os fundadores da Angurä.

Esta marca de roupa e acessórios começou a ser pensada quando os seus criadores, Carlos Chaves e Filipe Ala, estavam em teletrabalho e passaram a ter mas tempo livre para se focarem nos projetos pessoais. O casal transmontano de 26 e 28 anos, respetivamente, vive no Porto há cerca de seis anos e aproveitou a oportunidade para arrancarem com um projeto próprio.

“Começámos a pensar no que fazer e decidimos criar uma loja online de moda, até porque está dentro da nossa área profissional, que atualmente é o marketing digital e o e-commerce”, explica Carlos Chaves à NiT.

Ficou desde logo decidido que queriam construir um negócio consciente e sustentável, ligado a causas sociais e ambientais — temas com os quais ambos se identificam. Procuraram os fornecedores adequados e, embora as peças sejam importadas do Bangladesh e apenas a sua finalização (como a colocação das etiquetas, os bordados ou as estampagens) seja feita em Portugal, tudo na marca está certificado.

As fábricas com as quais trabalham têm certificado GOTS (Global Organic Textiles Standard) para um mínimo de 95 por cento de fibras orgânicas, garantem as condições e direitos dos trabalhadores, praticam um comércio justo e têm também a certificação da PETA para garantir que durante todo o processo não são feitos testes em animais.

A partir daí, começaram a pensar nas coleções que queriam criar e nas causas que queriam apoiar. “Somos sensibilizados por várias temáticas e tínhamos que ter uma ligação emocional nas nossas peças”, explica Carlos.

Assim, a marca que foi lançada oficialmente em outubro de 2021 apresentou a mais recente coleção — que é dedicada à saúde mental — em janeiro. Antes disso, já tinham lançado outras quatro, ligadas à preservação dos animais em vias de extinção, ao apoio à causa LGBT, ao combate à fome e à ajuda a jovens com cancro.

“Somos apaixonados pela natureza e por ajudar o próximo e, por isso, a nossa marca tinha que refletir isso. O nosso lema é mesmo vestir com um propósito, ter orgulho naquilo em que acreditamos e não apenas pela moda.”

Para sublinhar esse conceito, os responsáveis fazem ainda questão de plantar uma árvore por cada peça vendida, até porque defendem que por detrás de cada peça existe uma história. Para todas as causas têm já parcerias com associações, tanto nacionais como estrangeiras, mas admitem ir fazendo novas parcerias para dessa forma ajudar mais instituições, mesmo que apoiem as mesmas causas.

Para quem está curioso com o nome, Angurä foi uma escolha trabalhada e que obrigou a dupla a elencar os gostos que os uniam. Pensaram nos gatos e em como se identificavam com a raça angorá, a quem atribuem características como o espírito aventureiro e a personalidade independente. O trema — os dois pontos por cima do último a — acabou por surgir para simbolizar os dois fundadores.

Na loja online da Angurä poderá encontrar peças como T-shirts, sweatshirts e bonés, com preços que variam entre os 22€ e os 45€. Por enquanto, é apenas no site da marca que pode comprar os seus produtos, mas os planos para o futuro passam por tentar estar presentes em alguns mercados temporários e em lojas físicas, embora um espaço próprio não esteja, de momento, nos planos.

A dupla, que ainda mantém os seus empregos paralelos a este projeto, pondera fazer um novo lançamento para o verão, talvez relacionado com a causa LGBT. Carregue na galeria para descobrir algumas das peças da Angurä.

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