Moda

As botas que podiam ser calçadas por astronautas e andam nos pés de (quase) toda a gente

Quase meio século depois da sua criação, as moon boots voltaram a ganhar tração. Os modelos continuam assustadores.
O desenho é muito popular para a neve.

Do aumento na venda das Crocs ao lançamento de novas versões das pantufas feias da UGG, os últimos meses abriram a porta ao regresso de algumas das propostas mais polémicas da indústria do calçado. Ainda não se habituou a nenhum destes modelos? Prepare-se, pois o mundo da moda não para e há mais um estilo controverso a circular.

As moon boots, também conhecidas por botas après-ski, são uma espécie de modelo retro para usar na neve, que tem voltado a ganhar tração. No entanto, mais de meio século após a sua criação, o objetivo primário do design tem-se vindo a alterar. Como tem ganho um propósito estético, estão a crescer em popularidade em países sem cenários alpinos e onde raramente neva, como Portugal.

Em 1969, as botas foram desenhadas pelo italiano Giancarlo Zanatta e não deixaram ninguém indiferente com a sua aparência lunar, mas confortável. A inspiração foi precisamente quando a Apollo 11 pousou na lua, levando o designer a criar um modelo de sapatos que fossem tão avançados e apelativos como os modelos usados pelos astronautas.

Foram apresentados às massas pela empresa Tecnica e foram um fenómeno durante as duas décadas que se seguiram. O Museu do Louvre, em Paris, inclui o artigo na lista dos 99 objetos de design que marcaram o século XX. Nos anos 2000 eram usadas por Victoria Beckham e Paris Hilton e surgiram nas passarelas da Dior, Pucci e Marc Jacobs.

Em 2023, graças ao revivalismo da estética Y2K, o cenário não será diferente. À semelhança dos looks mais inusitados, têm sido as celebridades e as gigantes da moda as principais impulsionadoras do estilo. E as ruas seguem o exemplo, desenvolvendo uma obsessão não irónica por este modelo que mantém os atacadores finos e compridos e o aspeto bulky como principal característica.

Dua Lipa foi um dos nomes que não só usou, como publicou na sua página de Instagram a forma como o design pode complementar um look — mesmo sem neve nas redondezas. Na imagem, a cantora surge num grande auditório nos dias de preparação para os concertos da sua tour mundial. Optou pelo estilo cano baixo, embora a versão mais clássica, à altura do joelho, continue a ser a mais vendida.

Nos desfiles da semana da moda, não estiveram presentes apenas nas coleções — com a Miu Miu, uma das marcas do ano de 2022, a apresentar as suas versões —, como tiveram direito a algum protagonismo no street style e até nas redes sociais. A influencer Pernille Teisbaek, por exemplo, conjugou-as com um casaco de pelo sintético e tornou-as menos assustadoras.

Se está pronta para investir num par, carregue na galeria e conheça a seleção da NiT de moon boots (de várias marcas, cores e preços) e a forma como várias mulheres as estão a usar.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT