Ainda que não tenha sido intencional, os Anjos deixaram os portugueses a falar sobre skincare. A ligação é ainda menos provável se tivermos em conta o contexto, já que o momento aconteceu esta terça-feira, 17 de junho, no mediático julgamento, após a dupla ter processado Joana Marques por difamação e exigido uma indemnização de um milhão de euros.
A sessão em tribunal, no Palácio da Justiça, em Lisboa, começou pela manhã com o testemunho de Nelson Rosado. Após uma pausa para o almoço, o julgamento regressou por volta das 14h30, desta vez com o irmão, Sérgio.
Segundo depoimento do próprio, o cantor terá tido dificuldades em lidar com o stress provocado pela situação e decidiu “fazer uma prova de triatlo” para “não entrar numa depressão”. Paralelamente, teve uma “crise de acne” provocada pela ansiedade. “Fiquei com marcas. Felizmente, tenho a barba crescida para poder tapar”.
A verdade é que, batalhas judiciais à parte, 90 por cento da população mundial é afetada pelo menos uma vez na vida pela acne, tornando-se numa preocupação constante, sem limite de idade. E nos dias de hoje, do stress crónico à poluição, torna-se ainda mais comum sofrer com esta condição.
A solução para este problema que afeta (e muito) a nossa autoestima não tem de passar por tratamentos dermatológicos habitualmente agressivos, com efeitos secundários e dispendiosos. Pode tratá-lo com uma rotina diária e completa de limpeza (de manhã e à noite), com produtos adaptados à pele com tendência acneica.
Uma das marcas que se mostraram imediatamente prontas para ajudar com a situação foi a D’AVEIA. A primeira marca portuguesa de dermocosmética já foi lançada há 20 anos. “Nós podíamos ter ajudado no acne”, escreveram, em resposta a uma publicação da NiT sobre o desabafo de Nelson.
A insígnia nasceu em abril de 2000, num “momento de tudo ou nada”, como descreve a fundadora, a farmacêutica Cristina Varandas, quando a empresa que criou seis anos antes, a Dermoteca, ficou em risco. O foco inicial era produzir cosméticos dermatológicos, mas a marca foi-se expandindo para outras áreas.
Ao longo dos anos, a D’AVEIA lançou no mercado português dezenas de produtos adaptados às necessidades dos consumidores. Todas as fórmulas são desenvolvidas com base em três ingredientes naturais e há dezenas de produtos segmentados em categorias como dermatologia, pediatria ou cuidado íntimo.
Foi também a pensar nestas necessidades que a MartiDerm criou a gama Acniover. Dedicados a peles oleosas e com tendência acneica, tem produtos prometem ajudar a reduzir poros, imperfeições, borbulhas e brilhos. Podem ser usados individualmente ou em conjunto consoante a gravidade das erupções, funcionando também na manutenção da pele depois de tratamentos.
A lista de etiquetas com categorias dedicadas apenas ao controlo de borbulhas vai de nomes como a Cerave, uma das mais populares no nosso País para cuidados do rosto, à Isdin, que também apresenta uma rotina completa para pele com tendência oleosa ou acneica.
A chave para tudo é a prevenção. Manter uma rotina de cuidados com a pele, especialmente nos que dizem respeito à limpeza (e sobretudo àquela sujidade que não se vê) ajuda a evitar as borbulhas. Os especialistas em dermatologia recomendam ma limpeza diária com um gel de limpeza, a colocação de um hidratante e protetor solar de manhã, para evitar as manchas e melhorar o aspeto da pele.
Carregue na galeria para descobrir cinco bons cremes que podem ajudar a combater problemas de acne. Até na pele dos Anjos.