Beleza

5 dicas para os cabelos finos ficarem mais bonitos, volumosos e sem nós

Por mais desafiante que seja, a realidade é que há muitos truques que pode fazer para melhorar o aspeto e a qualidade dos fios.
Há certos champôs que podem ajudar.

Há um tipo de dor que é apenas compreendido por quem nasceu com o cabelo fino. Certos penteados são impraticáveis e as cabeleiras volumosas resumem-se a um sonho perdido algures no tempo. Ainda assim, é muito importante reconhecer que alguns truques podem, sem qualquer dúvida, melhorar a qualidade dos fios, deixá-los mais bonitos e eliminar os malditos nós.

A revista “Glamour” espanhola falou com especialistas da Revitalash Cosmetics para perceber, afinal, quais são os melhores conselhos a seguir para alcançar o volume e saúde que qualquer mulher com cabelos finos sempre desejou e enumerou cinco conselhos a seguir.

Os nós e a escovagem

Pode parecer um passo básico, pouco eficaz e até antiquado, mas pentear o cabelo todas as noites antes de se deitar é muito mais importante do que possa pensar. “A escovagem melhora a irrigação sanguínea e distribui a oleosidade que se forma na raiz por todo o cabelo, o que lhe dá muito brilho e evita que emaranhe com tanta facilidade”, começam por explicar os profissionais.

Assim, o ideal é despender sempre cinco minutos antes de dormir a pentear os fios cuidadosamente, começando por desembaraçar as pontas, para não quebrar, e subindo gradualmente até à raiz. Quando despertar, vai deparar-se com uma textura mais bonita e cuidada.

Cuidado com os tratamentos

Se tem queda de cabelo acentuada, os fios estão débeis, quebradiços ou com as pontas espigadas, questione-se se estará a expô-lo demasiado a elementos nocivos. Os especialistas recomendam que evite champôs convencionais e limite ou prescinda mesmo dos tratamentos de salão demasiado agressivos para o couro cabeludo, como as pinturas ou as químicas permanentes.

Tente limitá-los ao máximo e optar de vez em quando por algum tratamento mais natural, à base de produtos como a queratina, que ajudem a fortalecer o cabelo evitando que este quebre com facilidade e que mantenham a sua flexibilidade e textura.

A importância de produtos específicos

Se está acostumada a usar o mesmo champô há anos e tem algumas reticências em mudar, pense bem se estará mesmo a tirar o máximo partido possível do seu cabelo. À “Glamour”, os especialistas explicaram que há produtos “específicos para cabelos finos que dão densidade”.

O ideal é mesmo procurar por champôs e acondicionadores de marcas profissionais, que se especializem neste tipo de problemas, como a Nioxin, por exemplo, ou a própria Revitalash. 

A chave do volume

Há ainda um gesto-chave: “Tenha especial cuidado ao desembaraçá-lo quando está molhado, porque pode danificar a cutícula do cabelo”, acrescentou Aura Serrás, diretora da marca em Espanha. “Convém secar o cabelo de cabeça para baixo ou levantando as raízes para criar mais volume.”

Escolha bem o corte

Não serve de nada dar os melhores cuidados ao seu cabelo se acabar por escolher um corte que retira volume. A profissional indica que os cortes curtos ou com camadas são aqueles que deve escolher. “Convém evitar cabelos demasiado compridos, já que isto lhes dá peso e tira volume, fazendo com que o cabelo pareça mais fino e sem corpo.”

A seguir, carregue na galeria para conhecer também os cortes de cabelo que vão ser tendência em 2021.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT