Durante a hora do almoço entre colegas de trabalho, muitas conversas acabam por transformar-se em lamentos. Algumas aproveitam a pausa para cancelarem a ida à esteticista porque afinal têm de ir buscar os miúdos à escola mais cedo que o previsto. Outras desesperam porque não conseguem arranjar tempo para ir a um salão de beleza antes do evento dessa noite. E há sempre quem partilhe o desejo de receber uma massagem depois de uma manhã inteira sentada em frente ao computador.
Felizmente, já existem alternativas para quem tem todos os minutos do dia contados. A oferta de serviços estéticos ao domicílio — seja em casa ou no trabalho — é cada vez maior. Muitos negócios têm profissionais com várias competências (maquilhagem, manicura, cabeleireiro ou massagens) e apresentam uma grande vantagem: não é preciso fazer a marcação com várias semanas de antecedência.
Das casas às empresas, hotéis e eventos
Quando se fala de salões de beleza sobre rodas, é impossível não mencionar a VanyTime. O negócio lançado em 2017 partiu de uma premissa simples: levar os profissionais de beleza a casa dos clientes com uma larga oferta de serviços. É tudo marcado através da Internet e de forma muito simples — sempre com, pelo menos, três horas de antecedência.
“Fui auditora financeira numa grande consultora durante anos e criei a empresa por necessidade própria”. Com um salário acima da média, Filipa Soares não se importava de pagar mais para fazer uma maquilhagem ou cuidar do cabelo. “A única coisa que não queria era chegar a casa cansada, às 22 horas, e ainda ter de ir a um shopping — a única coisa aberta a essa hora —, para fazer estes serviços”, contou à NiT.
A plataforma que começou quase como uma brincadeira, não tem parado de crescer. Atualmente, tem centenas de profissionais que fazem não só serviços ao domicílio, mas também a empresas, hotéis de luxo e eventos.
Além disso, as carrinhas podem ser franchisadas por quem trabalha (ou quer trabalhar) na indústria: as vans são compradas pelos profissionais e passam a pertencer-lhes, pelo que poderão dar-lhes o seu nome, sempre acrescido da designação “by Vanytime”.
A Beauty Van rosa choque
Márcia Borges, de 32 anos, é o nome por trás de um dos primeiros salões de estética ambulante do País. A angolana, que vive em Lisboa, ficou conhecida por andar de um lado para o outro numa carrinha Mercedes 408 pintada de rosa choque, onde arranja unhas, depila e maquilha clientes entre Lisboa e Setúbal. Chama-se Beauty Van.
A ideia insólita partiu da mãe. Entre os 18 e os 21 anos, a empreendedora saltou de curso em curso sem saber o que queria fazer. Visitou mais de 50 países a trabalhar em navios de cruzeiro, mas sempre alimentou o desejo de criar algo inovador. O projeto começou a ganhar forma num workshop de negócios. A ideia da mãe, que havia ignorado, foi apresentada à turma e “toda a gente adorou e sugeriu que fosse em frente”, revelou à NiT.
A Beauty Van disponibiliza serviços de manicura, pedicura, penteados, maquilhagem, mini-facial e depilação facial. Também pode ser reservada para eventos, como despedidas de solteira, festas de aniversário e especiais para noivas. Um dos seus objetivos, conta Márcia, é levar a carrinha a zonas onde existe pouca oferta.
Carregue na galeria para descobrir seis empresas que oferecem serviços de maquilhagem (e não só) ao domicílio que trabalham na Grande Lisboa. Os valores começam nos 50€ e podem ultrapassar os 200€.