Não é só a indústria da moda que está cada vez mais preocupada com a sustentabilidade ambiental, tentando criar métodos de produção que sejam amigos do ambiente. O mundo da cosmética já o faz há alguns anos e cada vez há mais marcas com alternativas cruelty free.
E o que quer isto dizer? A certeza de que estamos a usar produtos que não foram testados em animais. Além disto, há uma preocupação geral na utilização de ingredientes biológicos e vegan. Em Portugal, têm surgido algumas plataformas online que vendem marcas de cosmética vegan, cujos produtos são maioritariamente estrangeiros. É o caso da Green Goji e da The Green Beauty Concept.
Mas a verdade é que há algumas marcas vegan portuguesas que vale a pena conhecer e que lhe mostramos já a seguir. Antes disso, tenha em atenção que para ser considerado vegan, além de ter selos específicos, não pode ter ingredientes e matérias primas de origem animal. Pode, no entanto, incluir materiais sintéticos.
Para ser considerado cosmético natural, deve conter, pelo menos, 95% de substâncias naturais e 5% de matérias primas orgânicas ou sintéticas.
Os produtos vegan de origem natural são, hoje em dia, uma excelente opção para quem tem alergias ou outros problemas de pele. A Aromas do Valado, a Casa Brava, a Mirística Biocosmética, a Musa Natural Cosmetics, a Saponina ou a Vegan Care são alguns exemplos de marcas nacionais. Carregue na galeria para as conhecer.