Beleza

8 truques que vão ajudar a prolongar o seu bronzeado

Devem ser tidos em conta antes, durante e após a exposição solar. E são tão simples como beber água e abdicar dos banhos quentes.
Não precisa de perder logo a cor.

Quem é que não adora chegar de férias e ouvir elogios ao seu bronze? Afinal, os resultados das horas de trabalho árduo debaixo do sol nos dias de verão são para se mostrar e para ser aproveitados ao máximo. Os looks assentam melhor e até a aparência geral parece ser mais saudável. O problema é quando, ao fim de poucas semanas, aquela cor começa a desaparecer e voltamos a ficar com aquele ar de quem precisava de mais umas semanas de sol.

 Se este é um problema com que tem de lidar sempre que acabam as férias, saiba que não tem de voltar a parecer um fantasma antes da chegada do outono. Há formas para manter aquele tom dourado na sua pele durante muito tempo, e de uma forma saudável. Mas atenção, porque exige algum trabalho extra.

Antes de avançar para a areia da praia ou para a espreguiçadeira da piscina com a missão de ficar com um bronze de espalhar inveja pelo escritório, há alguns truques e rituais que deve conhecer.  

Prepare-se para o sol

Quando prepara as férias, a sua preocupação não pode ser apenas fazer as malas. Se quer ficar com um bronze que se prolongue no tempo, nos dias que antecedem a exposição solar, deve manter a pele hidratada. Para um resultado melhor, é fundamental esfoliá-la, para que esteja lisa e uniforme.

Hidrate a pele

Este é o processo mais importante e deve ser seguido antes, durante e após a exposição ao sol. Deve, por isso, a procurar cremes corporais, óleos sedosos e loções com infusão de ácido hialurónico, que ajuda no rejuvenescimento da pele, melhorando a elasticidade ao mesmo tempo que diminui a flacidez. Estas loções pós-solares são ótimas para a pele seca pelo sol, sendo aconselhável continuar a aplicá-las diariamente (mesmo que não esteja em contacto direto com os raios solares).

Cuide da pela seca e “descascada”

Tomar banho em água muito quente pode ser um atentado ao seu bronze. Isto porque a água quente pode tirar a oleosidade natural da pele, fazendo com que esta seque. A pele terá assim tendência para descascar ou escamar e pode até ficar vermelha e com manchas. O que, convenhamos, não é o ideal nem para a sua saúde nem para que o tom dourado se prolongue. Aposte também em usar protetor solar de, no mínimo, fator 30. Resumindo: baixe a temperatura da água do banho, besunte-se de protetor solar e aumente a vida útil do seu bronzeado. 

Esfolie a pele

Sabemos que parece contraditório, mas a esfoliação é extremamente importante para que o bronzeado se prolongue. As células mortas da pele, que se encontram na superfície, podem cobrir o brilho natural do bronze e por isso deve eliminá-las suavemente para que possa mostrar o bronzeado na camada de pele abaixo. 

Além disso, a melanina (a substância que faz com que a pele fique bronzeada) nas células da pele situa-se na epiderme, que não é afetada quando se faz uma esfoliação. Isto ajuda também a que o bronze, na altura inevitável de começar a desaparecer, se desvaneça sem que a pele fique com manchas.

Cuidado com a alimentação

Tente comer alimentos ricos em betacaroteno, um composto de cor alaranjada que colabora com o tom bronzeado. Está presente em em frutas e legumes de cor vermelha, laranja ou amarela, como por exemplo no damasco, na cenoura, na abóbora, na beterraba, no mamão, na manga e na batata-doce. Uma dieta rica em antioxidantes, presentes nas frutas, nos legumes, nas verduras, nos grãos e nos alimentos integrais, pode também ajudar a reduzir a inflamação da pele durante os dias em que estará exposto ao sol, protegendo ainda qualquer dano causado pelos seus raios.

Beba muita água

Não há razão nenhum para não ter cuidado com a hidratação. É bom para tudo. Para a longevidade do seu bronzeado também. Beber água é das coisas mais importantes que podemos fazer para ajudar o nosso corpo. No que diz respeito à saúde da pele, uma boa hidratação permite que fique mais saudável e flexível. Ingerir 1,5 litros por dia é o mínimo aconselhável. Por isso, certifique-se de que tem sempre por perto uma garrafa com água.

Ilumine a pele

No caso de sentir que está a perder o brilho do seu bronze, experimente passar na pele uma loção ou um óleo iluminador que dê ao seu corpo brilho na hora.

Reforce o bronze de forma artificial

O tom de base dourado já lá está. Uma boa e eficaz opção para prolongá-lo é através do bronzeamento artificial. O processo tem resultados muito semelhantes à exposição da pele ao sol, contribuindo para que fique mais escura e dourada. Se a pele já se encontrar naturalmente num tom escuro, o bronzeamento artificial aquece as camadas superiores e prolonga o bronze e o brilho dourado da pele.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT