Beleza

A franja descontraída estilo anos 70 está de volta — e é super fácil de manter

Fica bem em vários formatos de rosto e a mulheres de todas as idades. Conheça a wavy blunt bang.
Daisy Jones é uma das responsáveis pelo regresso.

Os anos 70 foram marcados por um estilo descontraído, energia e, claro, pela música rock. Esta nostalgia é um dos motivos pelo recente fascínio com a série “Daisy Jones and The Six”, baseada no romance de Taylor Jenkins Reid. A narrativa fictícia segue a ascensão e a queda de uma banda, inspirada nos Fletwood Mac, e demarca-se pelos visuais inspirados na década.

Ao longo da primeira temporada, que estreou a 3 de março, o penteado volumoso da protagonista Daisy Jones é um dos elementos que mais chama à atenção. A atriz Riley Keough surge no ecrã com uma wavy blunt bangs, ou seja, uma franja com um corte central na testa e ondas naturais marcantes que está a ser replicada em muitos salões de cabeleireiro pelo mundo.

“As clientes têm-se afastado dos cabelos pesados que usavam. Preferem opções texturizadas e os anos 70 tinham muito isso”, explica à NiT Rui Crispim, cofundador do salão Hair Express. “Antes, usava-se as curtain bangs, que davam trabalho. Agora, com a mudança da estação, querem visuais com pouca manutenção.”

Uma das vantagens do corte é a sua durabilidade. Além de funcionar em fios mais longos ou médios, o aspeto natural e despreocupado não pede um brushing constante, por exemplo. Para manter o efeito da franja, é recomendado um regresso ao salão de quatro em quatro semanas.

Em alternativa, há ainda quem fique duas semanas sem retocar. De acordo com o hairstylist, “muitas consumidoras optam por um look versátil, em que adotam dois looks. Começam por este mais marcado e acentuado e, passado algum tempo, fica com o efeito das curtain bangs”, no fundo, é o mesmo corte, apenas com um comprimento diferente.

A franja determina a forma como o cabelo enquadra o rosto, quase como uma moldura. Embora muitas mulheres tenham receio de a adotar, é uma das maneiras mais fáceis de mudar radicalmente de visual sem descolorar os fios nem adbicar do rabo de cavalo, por exemplo.

A wavy blunt bang além de ser pouco trabalhosa, adapta-se a vários tipos de rosto — e diversas idades. Porém, “como começa com pouco tamanho”, favorece sobretudo quem tem uma testa mais curta e receia adotar o corte. É ainda aconselhada a mulheres com uma face oval ou comprida, já que recorta a cara de forma acentuada.

“Continuamos a ter clientes, sobretudo com 40 anos e mais, que tentam esconder os sinais da idade,, reforça Rui. “Mas também recebemos adolescentes e jovens adultas, a partir dos 16, que são consumidoras de filmes e séries e tentam seguir as tendências.”

No dia a dia, a manutenção deste tipo de franja não é muito exigente. Se quiser poupar tempo, e abdicar dos modeladores térmicos, basta aplicar um produto para a definição de caracóis. O profissional recomenda a loção Curvaveous, da Redken, que “dá definição e é leve”: “Em poucos minutos, fica com uma textura que dura ao longo do dia”, conclui.

Carregue na galeria para ver a forma como várias mulheres apostaram nas blunt bangs com ondas.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT