Beleza

A nail artist nacional que transforma unhas em esculturas — e farta-se de ganhar prémios

Soraia Bento é conhecida pelos desenhos com cartoons e pela nail art em 3D. O seu trabalho já chegou a Paris.
Dedica-se às unhas há cinco anos.

Soraia Bento olhou para o relógio. Faltavam apenas 10 minutos para se sair rumo ao Aeroporto. Em cima da mesa tinha restos de unhas, pedaços de alumínio e manchas de tinta. A nail artist estava a preparar-se para participar num campeonato mundial de unhas, em França, e o tempo não parecia ser suficiente para concretizar todas as ideias.

“Tive que preparar quatro categorias em três semanas. Há pessoas que demoram um ano a fazer tudo”, explica à NiT a criativa de 29 anos. Nesse período, estava a conjugar a participação no Nailympion France com o trabalho. Dormia entre duas a quatro horas.

Apesar dos contratempos, as suas criações — como uma box escultórica em forma de palhaço, por exemplo — valeram-lhe lugares no pódio da competição, entre dezenas de artistas internacionais. Todos os trabalhos foram feitos apenas com produtos e acessórios usados em manicuras.

A fantasia é um dos motores no trabalho de Soraia, que trabalha como nail artist e formadora. Quem procura os seus serviços na Hit Nails, no Algarve, já sabe que pode contar com unhas inspiradas no mundo dos cartoons, marcadas por muitas cores, algum realismo e linhas arabescas ou com cornucópias.

Licenciada em ciências da educação, a artista começou a fazer unhas como um hobby. Como sempre gostou do mundo das artes plásticas, decidiu fazer uma formação em 2019, onde aprendeu o básico e logo começou a treinar até descobrir o estilo pelo qual é conhecida.

“Sempre tive uma paixão pela Disney, então já gostava muito de desenhar bonecos nas minhas unhas”, explica. “Quando comecei a trabalhar, deram-me espaço para experimentar muitas coisas e notei que as pessoas achavam muita graça ao resultado dos cartoons.”

Um dos sets favoritos de Soraia.

O segredo para o realismo está em desenhar primeiro numa folha de papel. É uma das primeiras coisas que ensina nas formações que dá. Após ter essa perceção, adapta as figuras ao tamanho da unha, trabalhando com sombras e geometrias para acertar nas proporções e nos detalhes. “Tudo tem de estar muito certo.”

Só o rascunho de uma destas figuras pode demorar meia hora. Se for um trabalho muito realista, o pedido é feito com antecedência e Soraia tem de reservar até duas horas na agenda para o cliente.

“Já tive uma cliente que virou minha aluna, porque desenvolvi nela o gosto pelos cartoons. Chegou à formação a dizer que não sabia desenhar nem bonecos em stick, mas mostrou-me algumas das animações mais giras que já vi. Quando se começa a perceber onde agarrar, torna-se fácil.”

O reconhecimento internacional

Com um vasto portefólio, foi na competição da Nailympion France que Soraia fez os seus trabalhos mais ambiciosos e que implicavam fazer construções em 3D. Foi incentivada a inscrever-se por uma colega que já é veterana nestes eventos, Tânia Caetano, e não conseguiu dizer que não.

Antes do campeonato mundial já tinha feito parte de um concurso em 2022, na Agentina. Porém, foi um processo à distância. Fez as unhas cá, gravou e tirou fotos. A estreia deixou-a com vontade de experimentar algo ainda mais intenso.

“A inspiração foi a parte mais difícil, porque demoro a chegar ao conceito ideal. Quando tenho a ideia, consigo visualizar tudo e construir”, diz. “Sei que a fantasia acaba por ter temas onde posso colocar mais cor, mas há centenas de caminhos que posso seguir.”

A ideia para uma das categorias, Mixed Média Box, surgiu quando estava no meio da autoestrada. “Vou fazer uma feira popular”, exclamou, à medida que já imaginava uma roda gigante em 3D ou uma montanha russa que sai das unhas, que foram todas coladas para criar uma verdadeira obra de arte.

O trabalho de que mais se orgulha é a escultura de palhaço que usou para a categoria de Fantasy Nail Tip Box. “Comecei por fazer a estrutura em alumínio e cobri com um pouco de acrylgel para ligar tudo. Depois, o medo fez com que não lhe tocasse mais e decidisse que iria fazer todas as outras boxes primeiro.”

Em retrospetiva, sente que tomou a decisão certa. Só após ter trabalhado o 3D nos outros projetos é que conseguiu desenvolver a roupa, aos sapatos, à fada, às mãos, à cara da personagem. Como ditam as regras, tudo foi feito com cores e materiais de construção que normalmente aplica nas mãos das clientes.

Fora dos prémios internacionais, o trabalho da nail artist é uma perdição para os fãs de desenhos animados. Um dos seus trabalhos favoritos, que fez nas suas próprias unhas, é uma homenagem à animação do Spongebob. Cada unha tem uma das icónicas personagens da série.

“Sou apaixonada por esta área e sou feliz a atender as clientes. Tenho aquelas em que digo para fazermos algo e alinham logo e há as que já vêm ter comigo porque gostam do meu estilo”, afirma.

Soraia já está a trabalhar para outra competição, embora ainda não possa revelar detalhes. No entanto pretende continuar a apostar nestes desafios e a corrigir os pormenores que, nas vezes anteriores, não correram tão bem. “Sente-se um frio na barriga que nos faz sentir que estamos vivos”, conclui.

Pode acompanhar o trabalho de Soraia através da sua página de Instagram, onde pode agendar os serviços de unhas a partir dos 25€. Carregue na galeria para ver alguns dos seus melhores trabalhos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT