Beleza

A página de Instagram para saber todos os truques e segredos sobre pele sensível

Maio é o mês que pretende chamar a atenção para este tipo de pele que pode ter um verdadeiro impacto na qualidade de vida.
A partilha é um dos pilares da campanha.

Sabia que 70 por cento da população mundial sofre de algum tipo de sensibilidade cutânea? A descoberta surpreendente foi revelada em 2020, na revista da Academia Europeia de Dermatologia e Venereologia, onde são também abordados os fatores que desencadeiam ou agravam a pele sensível. Se muitos herdam esta sensibilidade ou as hormonas acabam por desencadeá-la, existem fatores externos que podem provocar sensações de ardor, picada, repuxamento ou prurido. A poluição, o stress, o ar condicionado e certos produtos cosméticos, por exemplo, são suficientes para, em pessoas com pele sensível, desencadear uma reação que para muitos é desconhecida ou irrelevante — mas que pode ter um fortíssimo impacto na qualidade de vida.

A pensar neste grupo de pessoas, Cetaphil volta a promover em maio o Mês de Sensibilização para a Pele Sensível. Este é o segundo ano em que a marca dedicada a este tipo de pele chama a atenção para a necessidade de cuidar de forma específica da pele sensível, com dicas práticas e partilha de experiências na primeira pessoa nas redes sociais.

Vários profissionais de saúde e skinfluencers vão participar na campanha, precisamente com o objetivo de dar informação útil para quem ainda não sabe o que pode fazer para proteger e cuidar da pele sensível. Além disso, é possível qualquer um juntar-se à partilha de histórias da Cetaphil. No Instagram da marca, há um filtro em forma de quiz para que toda a comunidade possa contar a sua experiência com a pele sensível.

“Queremos dar informação útil às pessoas para que saibam distinguir uma reação momentânea daquilo que é ter pele sensível e de como pode atenuar as sensações de desconforto que causa, mas também criar uma comunidade que se sinta confortável em contar as suas histórias e dicas. Para nós é também importante que esta condição seja conhecida e encarada como algo que tem impacto na vida de quem vive com pele sensível”, explica María Laura López da Cetaphil.

Cinco sinais de alarme e três ingredientes essenciais

Muitas vezes, quem tem pele sensível nem sequer sabe que sofre desta condição, nem que existem cuidados específicos que pode seguir para evitar um maior desconforto. Se a secura ou irritação são sinais fáceis de notar, a rugosidade, a sensação de repuxamento ou a barreira cutânea fragilizada podem ser mais difíceis de distinguir — e facilmente se tornam um problema.

Por outro lado, é importante saber o que funciona no combate a estes sinais de pele sensível. Com produtos de limpeza e hidratação formulados especificamente para pele sensível, a marca Cetaphil, criada em 1947 nos Estados Unidos, conta com mais de 75 anos de experiência e reconhecimento no cuidado da pele sensível. Recentemente, alguns dos seus produtos icónicos foram reformulados para incluir uma combinação de ingredientes que proporcionam benefícios na função barreira, hidratação e sensibilidade da pele.

A niacinamida, ou vitamina B3, é o ingrediente que ajuda a reforçar a integridade da barreira cutânea, tornando-a mais resiliente. O pantenol, também conhecido como provitamina B5, apazigua e repara a pele seca. Por último, a glicerina é um humectante que retém a humidade para hidratar a pele. Todos estes elementos tornam os produtos Cetaphil numa opção suave para a pele.

Áudio deste artigo

Este artigo foi escrito em parceria com a Galderma.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT