Acne na adolescência é tão comum como chuva no inverno. O que não é esperado, e muito menos desejado, é manter esta condição na idade adulta. Esta situação pode criar problemas graves de autoestima e de saúde mental — e a prevalência é maior entre as mulheres.
Marco Rocha é um dermatologista internacionalmente reconhecido, que no seu consultório em São Paulo, no Brasil, se foca sobretudo na doença da acne em adultos, uma doença que ocupa quase 70 por cento das suas consultas. A NiT falou com o especialista brasileiro da atualidade sobre a tendência e o contexto que provoca este tipo específico de acne.
“Apesar da diferença entre géneros ser quase inexistente no que diz respeito ao aparecimento da acne na adolescência, o mesmo não acontece quando somos mais velhos. Os estudos apontam para que este problema afete, mundialmente, pelo menos 20 por cento das mulheres com mais de 25 anos, enquanto, nos homens, os números ficam nos três por cento”, conta Marco Rocha.
Assim, uma grande parte dos pacientes que acompanha são mulheres — uma estatística que deverá ser semelhante no resto do mundo. “Quando somos jovens, sentimo-nos validados pelos nossos pares. Eles têm o mesmo problema, seja o irmão, o primo ou o colega da escola. No entanto, tal não acontece quando falamos de mulheres adultas. E é aí que entra a ansiedade, a solidão e, em três por cento dos casos, a depressão derivada desta condição”.
Este cenário nem sequer está completo. As mulheres adultas lidam não só com as borbulhas, marcas e outros sinais derivados desta doença, mas também com o envelhecimento. As rugas, a flacidez e todas as outras questões que são a prioridade para as amigas da mesma idade, no caso das mulheres com acne, acabam por ficar em segundo plano muitas vezes.
Felizmente, é a combinar uma ação dupla, a combater a acne e os sinais de envelhecimento, que se foca a novidade da BIODERMA. O Sébium Serum é um produto pensado para a especificidade de uma acne adulta, que atua em ambas as frentes. E fá-lo graças à sua composição: o ácido hialurónico, de baixo peso molecular, o ingrediente estrela contra as rugas, está presente para uma maior hidratação e preenchimento, enquanto a acetil gluosamina, que também existe no nosso organismo, é responsável por estimular a renovação da pele, proteger a barreira cutânea e também potenciar a própria produção de ácido hialurónico pela nossa pele. A acrescentar tem o ácido salicílico, que vai ajudar a afinar o grão da pele, reduzindo as marcas da acne.
Mitos acerca da acne
A hidratação é uma função importante deste sérum. Ao contrário do que foi perpetuado ao longo de anos, uma pele oleosa não é uma pele hidratada. O dermatologista Marco Rocha alerta também para a formulação e o tipo de produtos utilizados.
“A pele tem um pH fisiológico ligeiramente ácido e é preciso mantê-lo nesse nível para que haja produção de ceramidas — estes são responsáveis por manter a pele hidratada e quem tem acne acaba por ter menos ceramidas na pele, sendo importante preservá-las. Por outro lado, a associação de demasiados ácidos num produto, que acidifiquem demasiado o pH da pele, é contraproducente, no sentido em que vai sensibilizar esta pele já inflamada e frágil”.
Outro mito habitualmente difundido é que a pele oleosa acneica envelhece menos. No entanto, vários estudos científicos demonstram que esta pele tem tendência a envelhecer mais.
“Estamos extremamente entusiasmados com este lançamento, pelo impacto positivo que pode ter na autoestima das pessoas com acne adulta. Desta forma, os consumidores deixam de ter de optar por tratar a acne em detrimento da preocupação real, e muitas vezes desvalorizada, que têm com o envelhecimento. A BIODERMA lança este sérum ímpar, com uma fórmula ecobiológica e biomimética, alinhada com a filosofia de não atuar apenas nos sinais visíveis, mas sim na origem das disfunções da pele, e priorizando ingredientes que a nossa pele naturalmente contém e/ou que atuam em perfeita afinidade com a pele.” refere Joana Soares, diretora de marketing da NAOS Portugal, empresa que detém a marca BIODERMA.
O Sébium Serum da BIODERMA já pode ser comprado nos locais habituais. Custa 33,90€ e deve ser aplicado de manhã e à noite, após a higiene da pele.
Se a oleosidade e a acne são um problema para si, carregue na galeria para descobrir a rotina diária recomendada para ter uma pele mais saudável.