Beleza

Alexandre Raposo, o barbeiro que se tornou viral — já soma 90 milhões de visualizações

Começou a publicar vídeos diariamente e, em apenas quatro meses, tornou-se um sucesso. Abriu recentemente o seu próprio espaço.
Viralizou no Canadá e voltou para Portugal.

Os vídeos no TikTok e os reels no Instagram vieram revolucionar a forma de promover as mais diversas atividades e profissões. Atento a este fluxo digital, Alexandre Raposo viu nas redes sociais uma oportunidade para atingir o sucesso no mundo da barbearia. Em quatro meses, tornou-se viral com vídeos que já acumulam 90 milhões de visualizações e conquistoi cerca de 90 mil seguidores.  

O barbeiro de 28 anos chegou a explorar outras profissões, mas nenhuma o deixou satisfeito. “Comecei a busca por algo que gostasse de fazer e não para trabalhar só por causa do dinheiro”, explica à NiT. Uma vez que sempre gostou de cabelos e de moda, ingressou num curso na área e percebeu que estava no caminho certo.

Desde que terminou a formação, há seis anos, que sempre trabalhou no Canadá, o país onde nasceu e onde viveu cerca de nove anos. Há dois meses regressou a Portugal com o objetivo de prosseguir a carreira em solo nacional.

A sua estratégia passou, desde cedo, pela aposta na criação de conteúdos digitais. Convicto de que “as redes sociais ajudam qualquer negócio” e que “uma das partes mais importantes é sabermos divulgar o nosso trabalho”, decidiu partilhar na sua página de Instagram publicações audiovisuais.

“Há quatro meses dediquei-me 100 por cento a fazer vídeos. Comprei todo o equipamento necessário. Filmo, edito e nunca pedi ajuda a ninguém.”

Destaca as transformações que faz aos clientes, onde os vídeos chegam a atingir os 60 milhões de visualizações. No entanto, os que têm feito mais sucesso são os reels em que o profissional faz a sua própria barba. O seu vídeo mais viral até ao momento, com 90 milhões de visualizações, mostra o especialista a transformar-se a si próprio.

Dos mil aos milhões

Embora as suas redes sociais tenham tido um crescimento feroz, o sucesso foi fruto de muito esforço. Numa fase inicial, o profissional começou por postar todos os dias, sem falta, durante um mês. Somava, no total, cinco mil visualizações, no máximo, até ao momento em que as ultrapassou apenas um mês.

Com uma transformação que fez a um cliente com um cabelo enorme, bateu os dois milhões de visualizações: “a partir daquele momento, a minha carreira e o meu Instagram começaram a crescer muito rapidamente”.

Trabalha com cabelo, barba e sobrancelhas.

As vantagens deste tipo de vídeos para o sucesso de Alexandre Raposo são evidentes, mas as partilhas são feitas também com outra motivação. De acordo com o que disse à NiT, também “dá para ensinar muitas pessoas a cuidarem da sua própria imagem” e, por sua vez, contribuir para a autoestima de quem as vê.

Além da barba e do cabelo, tenta oferecer outro tipo de serviços. Trabalha com sobrancelhas, limpeza de pele e máscaras faciais, tudo opções que os portugueses podem experienciar na barbearia que abriu em Braga.

Nova casa, a mesma qualidade

Quando regressou a Portugal, em maio, fê-lo com a intenção de abrir o seu próprio espaço. Voltou para a zona onde nasceu e cresceu, Vila Nova de Famalicão, motivado pelo sucesso que obteve nas redes sociais e que o fez acreditar que o negócio podia dar certo. Atribuiu o seu próprio nome à barbearia.

“Queria criar algo diferente, que ainda não existia em Portugal. Aqui, os barbeiros cortam os cabelos em 15 ou 20 minutos para atender o máximo de clientes possível”, adianta. “Aqui faço aquilo que já fazia no Canadá. Dou o meu melhor mesmo que demore 45 minutos ou até uma hora.”

Desde que abriu o salão, tem recebido muitos clientes vindos do estrangeiro. Uma vez que estão de férias em Portugal, e que conhecem o seu trabalho pelas redes sociais, requisitam Alexandre para ir até aos locais onde estão alojados, pagando pela deslocação: “Faço trabalhos ao domicílio. Já fiz para tatuadores e jogadores de futebol no Norte, mas também vou a Lisboa se me pagarem por isso”.

Pode visitar a barbearia Alexandre Raposo no número 43 da Rua Alberto Sampaio, em Vila Nova de Famalicão, no distrito de Braga. Os agendamentos podem ser feitos através de uma plataforma online, onde estão disponíveis os preços. Vão dos 20€, num corte de cabelo, até aos 30€, para um serviço que inclui cabelo, barba e sobrancelhas.

Carregue na galeria para ver uma transformação impressionante do barbeiro, assim como outros dos seus trabalhos.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT