Beleza

Apaixonou-se pelos cosméticos, foi farmacêutica e agora tem uma marca de skincare

A Olivea Green tem as quatro propostas que necessita para uma boa rotina. Hidratam, previnem o envelhecimento e protegem a pele.
Tem tudo o que precisa.

Ana Isabel Pereira tem 33 anos e desde miúda que é apaixonada por cosméticos. Na adolescência, passou por um problema comum. “Comecei a ficar com a pele bastante sensível e alérgica e por isso comecei a pesquisar mais sobre os ingredientes utilizados nos produtos cosméticos, os seus benefícios e diferentes texturas”, conta à NiT. De forma a dar continuidade à sua paixão por esta área, decidiu formar-se em Ciências Farmacêuticas, “por ser um curso com uma grande componente laboratorial e de formulação”. Trabalhou durante dez anos como farmacêutica comunitária.

“Em 2018 decidi investir novamente na minha formação, mais especificamente na área da formulação de cosméticos orgânicos. Tirei a formação em Organic Skincare Formulation e o diploma em International Organic Skincare Entrepreneur, pela mais conceituada escola internacional do setor, a Formula Botanica”, explica. Ao mesmo tempo formulava alguns produtos de rosto em casa para uso próprio e adorava o resultado. Começou a dá-los a experimentar a alguns familiares e o feedback foi sempre positivo.

No início de 2020, decidiu juntar duas paixões: a formulação com ingredientes naturais e orgânicos, e a ciência. “Com o início da pandemia, acho que de uma forma geral as pessoas pararam para pensar e redefinir alguns dos seus caminhos, e para mim foi sem dúvida esse o caso. Decidi que estava na altura certa para arriscar e seguir o meu sonho”, recorda.

Após mais de um ano de pesquisa e testagem de formulações, chegou aos quatro produtos que estão agora disponíveis. “A marca foi inteiramente criada e desenvolvida por mim. Apenas tive alguma ajuda na parte do design de embalagens e branding.” Também tem como parceiro um laboratório português de cosméticos, onde efetuou toda a produção, testes de qualidade e estabilidade, entre outros procedimentos legais inerentes à produção de cosméticos. “Os produtos têm que passar por várias etapas, desde testagem de formulações, texturas, aromas, testes de estabilidade, entre outros, até poderem ser comercializados”, explica. É um processo bastante demorado, e as propostas que tem atualmente estiveram a ser trabalhadas durante 20 meses.

Decidiu começar por aquilo que acredita ser crucial a uma boa rotina de skincare. O gel de limpeza Wash Away Bad Vibes tem ácido hialurónico e ácido glicólico, e é ideal para ser utilizado como primeiro passo da routina, tanto de manhã como à noite. O Mood Boster é uma bruma em spray três em um, que funciona como tónico, hidrata e ajuda a fixar a maquilhagem. “Esta bruma é enriquecida com um ingrediente chamado aswagandha que funciona como um escudo protetor da pele contra a luz visível azul e a poluição atmosférica”, explica-nos.

O gel-creme Good-4-You tem quatro ingredientes estrela: o esqualano, a manteiga de karité, o ácido hialurónico e as ceramidas. Garante que deixa a pele suave, hidratada e com um brilho natural. Por último, o sérum Multitasker, com uma textura leve e sem perfume, que hidrata, previne o envelhecimento cutâneo e atua no combate às mancha de hiperpigmentação. Para Ana Isabel Pereira é este o grande destaque da Olivea Green. “Na sua composição possui extratos de melancia e amora, ricos em vitaminas e antioxidantes; a niacinamida, que hidrata sem deixar a pele oleosa e também ajuda na prevenção do envelhecimento da pele; e o bakuchiol proveniente das sementes e folhas da planta psoralea corylifolia, e que funciona como uma alternativa natural e bastante melhor tolerada a nível cutâneo ao retinol, um dos ingredientes mais utilizados na indústria cosmética.”

Os ingredientes são naturais, algo que acreditou ser obrigatório após se ter formado na Formula Botanica. “Comecei a formular com ingredientes naturais e a utilizá-los na minha pele e fiquei encantada com os resultados. Estes contêm naturalmente níveis muito elevados de antioxidade e vitaminas, o que os torna bastante eficazes. De uma forma geral, os produtos naturais também são melhor tolerados pela nossa pele, comparativamente aos ingredientes sintéticos.” É, além disso, uma abordagem mais sustentável.

Criar uma rotina pode parecer assustador. Existem vários tipos de produtos diferentes, e a ordem não pode ser aleatória. Mas a fundadora da Olivea Green explica-nos que não tem de ser uma tarefa assim tão complexa. “Para mim, o essencial é a limpeza. É fundamental limpar o rosto com um produto de pH apropriado logo pela manhã e à noite, de forma a eliminar todas as impurezas da pele.”

Como segundo passo, recomenda a utilização de um sérum de tratamento para alguma condição específica da pele (acne, manchas de hiperpigmentação, sinais de envelhecimento). Depois, aplique um bom creme hidratante também adequado ao seu perfil de pele: oleosa, seca ou mista. “Por fim, é fundamental colocar protetor solar todos os dias de manhã, mesmo no inverno, com índice de proteção solar 30 ou superior”, aconselha.

Os produtos da Olivea Green podem ser comprados no site e no Bou Market, também online. No entanto, já está a pensar expandir-se para um espaço físico. Carregue na galeria e conheça as propostas da marca.

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