Há cada vez mais marcas cruelty free, ou seja, que não realizam testes de qualidade dos produtos em animais. Aquelas que não nascem com este conceito, têm vindo a transformar-se, como é o caso da Avon que, após 33 anos de existência, anunciou o fim destes testes.
“A Avon terminou todos os testes em animais exigidos por regulamentações, tornando-se na primeira empresa global de beleza vendida na China a interromper todos os testes em animais de ingredientes e produtos em todas as suas marcas”, pode ler-se numa nota publicada no site oficial da marca a 12 de dezembro, mas que só agora foi divulgada ao público.
No início do ano, a empresa norte-americana já se tinha juntado à campanha #BeCrueltyFree da HSI para proibir testes com animais em cosméticos nos principais mercados globais de beleza.
Agora, segundo a imprensa internacional, a marca passará a fazê-lo com recurso à aplicação de dados existentes, modelagem computacional e análises laboratoriais.
A PETA (People for the Ethical Treatment of Animals) já se manifestou sobre esta decisão: “A Avon Products já não testa em animais em nenhum lugar do mundo e está a implementar sistemas para garantir que nenhum dos seus fornecedores o faz. Quando este processo estiver concluído, a empresa será transferida para a nossa lista de marcas cruelty free.”
Na lista da associação mundial de defesa dos animais com as marcas que testam em animais ainda constam nomes bastante populares como a Clinique, Benefit, Estée Lauder, Makeup Forever, Maybelline, OPI e a Victoria’s Secret.
Things keep getting BETTER! After working with PETA for nearly 2 years, Avon Products Inc. has officially been added to PETA’s “Working for Regulatory Change” list.
We look forward to @AvonWorldwide joining our #BeautyWithoutBunnies program in the future. https://t.co/s0Gm9BBmCi pic.twitter.com/lN6XxgZIA8
— PETA (@peta) December 16, 2019