Beleza

Barbudos: a marca de produtos naturais tem uma nova linha de cuidados para domar os pêlos

A gama Mutaso inclui um champô, um óleo e um bálsamo. Mas a marca tem outros artigos para o ajudar a alcançar a barba perfeita.
A barba também precisa de carinho.

Para muitas mulheres, o cabelo é um dos atributos com o qual mais se preocupam — sobretudo quando é longo e exige cuidados especiais. O mesmo nível de preocupação no mundo masculino talvez se encontre entre os homens que não desfazem a barba, e a assumem como símbolo e imagem de marca. Porém, ao contrários dos produtos dedicados aos cuidados capilares, nem sempre é fácil encontrar produtos adequados para a manter bem tratada.

A marca portuguesa Barbudos surgiu precisamente com o objetivo de simplificar essa tarefa a todos os homens com barba. A insígnia online nasceu em 2015, e nos últimos anos tem vindo a ampliar a sua oferta e a consolidar a sua posição no mercado. No final de janeiro, por exemplo, apresentaram as tesouras, a navalha e os pentes perfeitos para aparar e aprimorar este atributo que consegue mudar completamente um rosto. O Santo Graal da Barbudos é, contudo, a linha Mutaso.

“Focamo-nos maioritariamente no cuidado, para evitar barbas desleixadas e mal aparadas. Queremos promover essa rotina junto do público masculino”, conta à NiT Roberto Francisco, o fundador. Esta ideia surgiu numa altura em que os homens com pêlos faciais começaram a aparecer frequentemente em spots de publicidade, na televisão, no cinema, nas ruas. “Reparámos no crescimento desta tendência e decidimos apostar neste segmento de mercado”, revela.

Encontrar os produtos ideais pode ser difícil, mas garante-nos que nos Estados Unidos e na Europa existem opções muito boas. O único problema é que as alaternativas mais económicas acabam por prejudicar a barba, em vez de a melhorarem. “A maior parte dos produtos industriais contêm detergentes e SLS, um sal que é sinalizado como sendo potencialmente cancerígeno”, explica. Apesar disto, “é muito utilizado na composição de champôs e condicionadores para a barba, e devem ser evitados.”

A Mutaso é “100 por cento natural e 100 por cento vegan.” Orgulha-se também de ter uma fórmula muito diferente da dos restantes produtos do mercado, visto que não incluem compostos nocivos. “Muitas daquelas opções têm ingredientes que na prática podem parecer ótimos, mas que a longo prazo deixam a barba mais seca e quebradiça”, revela.

Na linha de cosméticos encontramos três produtos fundamentais. “Temos champô (24,90€), que é usado para limpar a barba e tirar as sujidades que foi acumulando durante o dia, como, por exemplo, o cheiro a tabaco. O óleo (18,90€) hidrata os pêlos e a pele por baixo, para evitar comichão, e o bálsamo (19,90€) é um estilizante, quase como cera para o cabelo. Também hidrata e mantém os pêlos mais arrumados, e fixa-os para um look mais ajustado e controlado.”

São produzidos em Lisboa, e foram testados por alguns voluntários, os chamados “alfas”, antes de chegarem ao público geral. “Fizemos uma primeira fórmula e envolvemos os nossos clientes que a queriam testar, também para recebermos feedback. Depois, fomos ajustando-a conforme as opiniões.” Decidiram manter esta abordagem para os produtos que estão a desenvolver atualmente, embora ainda não revelem o que estão a planear.

Também optaram pela criação de uma marca mais amiga do ambiente. “Tentámos reduzir ao máximo as embalagens e não usamos caixas secundárias”, descreve. “Um óleo no supermercado, por exemplo, tem uma caixa e um frasco lá dentro. Nós compactamos tudo no rótulo para não termos essa embalagem” extra, acrescenta. Além disso, substituíram as garrafas de plástico por versões em vidro. “Eram pedidos que nos chegaram através do chat da loja. Muitos clientes perguntavam se os ingredientes eram naturais, se as embalagens eram amigas do ambiente”, recorda.

Desde o final de 2021, a Barbudos já plantou “quase 1000 árvores em conjunto com os clientes, devolvendo à natureza aquilo que ela nos dá”, sublinha Roberto Francisco.

Fazem entregas para o País inteiro e também já enviaram encomendas para lá das fronteiras nacionais, como na Holanda, Alemanha e Espanha. Atualmente, estão a apostar num novo serviço de delivery, quase como uma Glovo ou Uber Eats de produtos para a barba. Os clientes de Lisboa e arredores, como Cascais, poderão fazer a encomenda no site e em cerca de duas horas terão os produtos à porta de casa.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos mais vendidos da Barbudos e os respetivos preços..

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT