Beleza

Beauty of Joseon: a marca favorita das mulheres que sonham ter uma pele de porcelana

Tornou-se um sucesso pelos ingredientes e pela adoção de técnicas tradicionais. Os produtos estão à venda em Portugal.
Têm uma pele invejada em todo o mundo.

Já toda a gente ouviu falar de K-Pop, mas a influência da Coreia do Sul vai muito além da música. Basta fazer um scroll de poucos segundos pelas redes sociais para descobrir a K-Beauty — a tendência de beleza baseada em rotinas com cosméticos sul-coreanos. Os produtos são de tal forma elogiados e cobiçados que se tornaram verdadeiros fenómenos de vendas. 

O padrão de beleza feminina baseado na chamada “pele de porcelana” não é cultivado apenas no Instagram e TikTok, é também abordado na literatura. Uma das personagens de “If I Had Your Face”, o elogiado romance de estreia da escritora Frances Cha, é obcecada por ela.

Os ingredientes inovadores, a vasta oferta e a promessa de um rosto jovem e “sem defeitos” são os principais atrativos destes produtos que já se impuseram como bestsellers no Ocidente. Para os apaixonados pela cosmética, a Coreia do Sul é a definição de paraíso à distância de um clique. 

Vamos ao principal exemplo. Com quase 400 mil seguidores, a marca Beauty of Joseon encaixa na perfeição na definição “negócio viral”. Quando foi fundada, em 2010, tornou-se um sucesso pelas embalagens elegantes e pela utilização de ingredientes e técnicas tradicionais coreanos.

Porém, só volvidos cinco anos é que atingiu uma nova popularidade após um vídeo de opinião no blogue “Snow White and the Asian Pear”. Seguiram-se dezenas de críticas no YouTube e centenas de portais dedicados apenas às maravilhas da marca.

A etiqueta inspira-se no período histórico mais longo e influente da Coreia do Sul, a Dinastia Joseon. Durante entre período, entre 1392 e 1897, a nação assistiu ao auge do desenvolvimento cultural, cultural, científico e tecnológico. Uma evolução sem a qual não seria possível trazer estas propostas para o mercado. E foi nessa altura que a cultura coreana começou a valorizar uma aparência cuidada, com a pele hidratada e lábios vermelhos saudáveis. 

O segredo está nos ingredientes

A marca é famosa pelos seus cuidados de pele hanbang. Se não está familiarizada com o termo, consiste em mais do que a aplicação de um simples cosmético no rosto. A técnica refere-se a uma medicina holística tradicional, à base de plantas que são consideradas remédios naturais. A filosofia é que se cuidar da sua pele de forma consistente, ela será saudável.

“A verdadeira força dos produtos Hanbang modernos, como os da Beauty of Joseon, é o facto de misturarem os ingredientes tradicionais com o poder dos elementos modernos, com resultados frequentemente inspiradores”, explicou a especialista em beleza Anna Bae ao “The Outlet”.

Os benefícios — como ajudar a tratar problemas como acne, camuflar os sinais de envelhecimento ou hidratação — são transversais a produtos como cremes de rosto, tónicos, sérum ou água micelar, por exemplo. O catálogo é vasto, mas os aromas podem ser muito intensos para as pessoas mais sensíveis.

As mulheres enchem os cestos.

Entre os ingredientes, destacam-se o feijão vermelho, o farelo de arroz, o mel, o chá-verde ou o ginseng — uma planta medicinal que cresce de forma selvagem em florestas. Todos eles são opções que, durante anos, eram uma adição impensável à rotina de beleza das mulheres europeias.

No caso do arroz, por exemplo, “em mais de 100 antioxidantes que ajudam a eliminar os radicais livres” e a “reparar os danos causados por eles, tornando a barreira cutânea ainda mais protetora”, explica a revista “Aviva Health”. E, sendo um anti-inflamatório, é o principal aliado no combate à vermelhidão e irritação da pele, sendo que a água destes grãos têm propriedades curativas.

Quais são os bestsellers?

É fácil perceber o fenómeno: os produtos da Beauty of Joseon são ótimos para quem quer uma pele saudável e brilhante, mas sem o risco de irritação. Entre os favoritos, está o bálsamo de limpeza que limpa, hidrata e suaviza a pele. Feito com água de arroz, é rica em aminoácidos e elimina as impurezas da pele, a maquilhagem ou o protetor solar sem secar. Em Portugal, está à venda no site da Notino por 25,50€.

O Creme Dynasty é o primeiro da linha de produtos de cuidados da marca e tem sido um favorito de longa data entre os fãs da K-Beauty. É enriquecido com ingredientes como água de ginseng e de arroz e “mantém a pele equilibrada e com um aspeto saudável”. Atualmente está esgotado na mesma plataforma e custa 24,50€.

Outro dos mais baratos, mas que tem sido amplamente elogiado, é o Glow Serum. O produto antienvelhecimento promete deixar a pele como nova, atuando sobretudo em casos de erupções cutâneas ou peles maduras. A fórmula inclui substâncias como o ácido hialurónico e niacinamida, menos comuns na filosofia do hanbang. Está disponível online por 22€.

Se começou como um negócio de nicho, nos últimos meses os produtos da Beauty of Joseon tornaram-se virais em várias redes sociais. Em 2023, as vendas da insígnia atingiram uns impressionantes 233 milhões de euros. Afinal, “os cuidados com a pele são uma religião para os coreanos”, conclui Bae — e o resto do mundo está a começar a acompanhá-la.

Carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos mais populares da marca.

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