Beleza

Bruna Santana, a hair artist que trata do cabelo das celebridades

A empresária quer "oferecer liberdade" às mulheres. Madalena Abecasis, Jessica Athayde e Sílvia Rizzo são algumas das clientes.
Bruna e Sílvia Rizzo.

Quando ainda vivia no interior da Bahia, no Brasil, Bruna Santana já era a amiga que penteava o grupo inteiro. “Sou sempre a última a ficar pronta, mas é porque, durante a minha vida, sempre estive habituada a tratar de toda a gente”, começa por contar a criativa à NiT.

A hairstylist tinha 22 anos quando veio para Portugal, pela vontade que tinha de experimentar viver num outro país. Foi explorando vários trabalhos — desde babysitting a atendimento em cafés — até que lhe sugeriram, pela primeira vez, tirar um curso de cabeleireira.

Em 2011, a empresária, atualmente com 41 anos, fez uma formação e apaixonou-se pela área logo nas primeiras aulas. “É muito fácil explicar o fascínio. Vem do poder em tocar a vida dos outros, da responsabilidade que existe em melhorar a autoestima e mudar o dia-a-dia das clientes”, acrescenta.

E nada mudou. Atualmente, quer esteja a fazer penteados no salão ou para televisão, Bruna Santana quer “dar liberdade às mulheres” através de um cabelo de fácil manutenção.

É também a ela que várias figuras públicas recorrem para tratar dos fios, como Matilde Reymão, Madalena Abecasis, Jessica Athayde, Sylvia Rizzo, Rita Loureiro, Isabel Figueira, entre outras. A profissional é também responsável por trabalhos técnicos em campanhas publicitárias, nacionais e internacionais.

“Sinto que esta missão é cada vez mais valorizada. Muitas vezes, dizem-me que, sem a ação do cabeleireiro, sentem que falta alguma coisa”, diz a hair artist, garantindo que mantém algumas das clientes desde as primeiras experiências, logo após o curso, “quando não tinha tantas capacidades.”

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por Bruna Santana (@bruna.firmo.santana)

Terminada a formação, a criativa ainda foi trabalhar com uma amiga, mas já sentia a ânsia de fazer as coisas à sua maneira. A visão mantém-se até aos dias que correm. “Olho para a mulher como um todo, converso com ela e tento perceber se o que deseja realmente é o melhor para ela. Há uma análise aprofundada”, diz. 

Os segredos da coloração

Bruna não tem dúvidas que o serviço mais procurado no seu trabalho é a coloração. Ou melhor, “a liberdade que é entregue às clientes pela maneira como é trabalhada”, explica. Uma sensação que se deve aos trabalhos de baixa manutenção, sem abdicar de cores “elegantes e vibrantes”.

“Quem nos procura, sabe que sai daqui sem ter de se preocupar com um crescimento muito marcado ou com tons pouco naturais. Queremos que pense que, connosco, pode ficar bonita durante mais tempo”, acrescenta.

Esta abordagem surge também por necessidade pessoal. “Não gosto de estar sentada numa cadeira e perder muitas horas, mas gosto de mudar a cor do cabelo”, continua. “A minha avó adorava ir todas as semanas ao cabeleireiro e estar com as amigas, mas hoje em dia as mulheres vivem um ritmo diferente.” 

O segredo está, revela a hair artist, na construção do design de madeixas. A técnica, que é feita com hair gloss criado de raiz, foi pensada para que a coloração surja com naturalidade e para ajudar “as clientes com raízes muito brancas e que precisam de retocar mais vezes”, diz.

Outro dos serviços mais procurados dizem respeito aos tratamentos capilares, que se tornam mais fáceis com menos idas ao salão, segundo a empresária. Da restauração à reparação, passando pela reestruturação, todos são feitos com base na mesma filosofia de durabilidade.

Em 2020, Bruna juntou uma equipa alinhada com a mesma filosofia, pronta para receber as mulheres no salão homónimo, na Rua General Firmino Miguel, em São Domingos de Benfica. Com “a confiança de profissionais de excelência”, tornou mais acessível o acesso a um cabelo saudável, “com menor dependência do salão e um cuidado personalizado em casa.”

“Dei este passo porque queria chegar a mais pessoas e, ao falar com as clientes, percebia que conseguia, de alguma forma, melhorar a vida delas.”

O espaço onde tudo acontece.

Além disso, já estava a pensar a longo prazo. “Tenho dois filhos e preciso de tempo para eles”, confessa. “Ainda vou fazer este trabalho que tanto amo durante muitos anos, mas já não fazia sentido estar entre 10 a 12 horas no salão, incluindo sábados e domingos, como já aconteceu.”

A procura por parte destas figuras públicas, revela, vem também do passa a palavra. “Não faço propostas de parcerias, nunca o fiz. Geralmente, quem nos procura identifica-se connosco e vem procurar o que as nossas técnicas promovem, que é um cabelo saudável”, refere, sublinhando que muitas delas têm desgaste capilar devido aos trabalhos no mundo da televisão.

Bruna Santana participa continuamente em formações nacionais e internacionais, destacando as campanhas que já fez para a Wella Ibérica, usando sempre a técnica de coloração que desenvolveu. A oportunidade mais recente, no ano passado, foi o convite para ser Wella Passionista, participando de um grupo seleto de cabeleireiros que ajuda a marca a escolher produtos.

Com uma “cabeça que não pára”, a hairstylist quer, acima de tudo, continuar a consolidar a marca nos próximos tempos. Admite que não tem a ambição de criar uma grande rede de salões, mas ter um serviço que as clientes vejam como exclusivo. “E com uma equipa que entrega uma experiência diferente”, conclui.

As marcações com Bruna Santana podem ser feitas online

Carregue na galeria para ver alguns dos trabalhos feitos pela hair artist.

ver galeria

FICHA TÉCNICA

  • MORADA
    R. Gen. Firmino Miguel, 12A
    1600-300  Lisboa
  • HORÁRIO
  • Terça-feira a sexta-feira das 8h às 21h
  • Sábado das 8h às 19h

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT