Beleza

Chegou a primeira linha de maquilhagem de Inês Franco. Destina-se a “quem não tem tempo”

A maquilhadora de Cristina Ferreira lançou cinco produtos versáteis. Todas as fórmulas incluem ingredientes de skincare.
Há mais produtos a caminho.

É o tipo de maquilhadora que não se maquilha. Apesar de usar os pincéis como varinha de condão, Inês Franco só gosta de pôr um corretor de olheiras “para esconder o cansaço” e um blush “para dar mais vida”. Sempre preferiu destacar a beleza dos outros, incluindo a das amigas de adolescência que a cercavam antes de saírem à noite.

Atualmente, a empreendedora é conhecida por ser a maquilhadora de várias celebridades — como Cristina Ferreira —, mas começou no papel de estagiária no “Herman 98”, em 1998. Seguiram-se programas como o “Achas que Sabes Dançar”, “Ídolos”, “Só Visto”, “Masterchef” e “Gato Fedorento.”

Inês, de 46 anos, começou um blogue em 2015 e publicou três livros sobre maquilhagem. Seguiu-se um canal de YouTube com dicas sobre os melhores cosméticos, uma marca própria, uma etiqueta de moda (recorde o artigo da NiT), uma série de workshops intensivos para quem se está a iniciar nesta arte e até uma loja em nome próprio, na LX Factory, em Alcântara. 

O passo seguinte na lista era a tão aguardada coleção de maquilhagem que, finalmente, chegou. A primeira linha da maquilhadora chama-se Makeup Love Story e é lançada esta terça-feira, 15 de abril, inspirada pela experiência de mais de duas décadas ligadas a esta área. Toda a gama foi pensada para “realçar a beleza natural com elegância, leveza e sofisticação.”

Este passo já estava a ser pensado e desenvolvido há mais de três anos. “Foi um processo demorado, porque queria encontrar os produtos certos e diferenciados. Não queria que fosse só mais uma marca de maquilhagem”, explica à NiT, destacando que procurou informação no mundo inteiro, desde França à Coreia do Sul.

Composta inicialmente por cinco produtos — um corretor de olheiras, um pó luminoso, um iluminador, um bronzer e um lipgloss — a linha é composta por artigos multifuncionais, com ingredientes de skincare e fórmulas de longa duração, que pretendem descomplicar a rotina de beleza.

“Queria mudar o estigma de que é preciso muito tempo de manhã para nos arranjarmos, oferecendo produtos mais intuitivos e fáceis de utilizar”, acrescenta. “Qualquer pessoa consegue aplicar e mantém a naturalidade que deseja, mas fica logo com outro ar.”

Além disso, foram desenvolvidos a pensar num público acima dos 30 anos que, devido aos ingredientes antioxidantes, como a Vitamina E, têm uma ação preventiva. No caso dos pós, por exemplo, “secam muito a pele a partir de uma certa idade”, diz. “O meu inclui agentes hidratantes para evitar esse resultado.”

 
 
 
 
 
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Quanto ao packaging, é um um reflexo do “gosto de menininha” da fundadora, sendo marcado pelos tons de rosa e muitos corações que estão refletidos no nome da linha. “Inicialmente, tinha receio de que parecesse mais infantil, mas acredito que os detalhes dão um ar mais sofisticado.”

Inês afirma ainda que há outros essenciais da rotina de maquilhagem que ainda não estavam prontos para ser lançados, mas que estão para breve. Um dos principais é a máscara de pestanas que, revela, deve chegar até ao verão. “Testei dezenas e não encontrava nenhuma perfeita.”

Além deste lançamento, estão ainda a caminho os batons nude que a makeup artist descreve como “perfeitos”; o CC Cream natural e luminoso que as clientes mais pedem e, claro, as sombras. “Sou conhecida pelos olhos, então tinha de lançar as paletas que toda a gente deve ter”, refere. “Normalmente, usamos dois ou três pigmentos, aqui são todas fáceis de usar no dia-a-dia.”

“Este lançamento é o sonho da minha vida e, nos últimos dias, dei por mim a chorar no carro, a pensar nesta conquista”, conclui, recordando os atrasos no lançamento, inicialmente previsto para outubro do ano passado. “Foi um processo complicado, mas está cá fora e vai ajudar muitas mulheres.”

O percurso de Inês Franco

A empresária aprendeu a maquilhar-se após ter feito um curso de Cristina Gomes, maquilhadora de Catarina Furtado e Bárbara Guimarães, quando acabou o secundário. Viu numa revista que esta ia dar uma formação numa escola de manequins e, como não tinha altura ou ambição de ser modelo, optou por se ficar pelos cosméticos.

“Sou um bocadinho ‘casa de ferreiro, espeto de pau’, porque, no geral, não me maquilho”, contou numa entrevista à NiT, em 2016. Ainda assim, cresceu numa casa com uma mãe vaidosa, que gostava de cuidar da aparência e que aumentou o seu interesse por esta arte.

Conheceu Cristina Ferreira quando esteve no “Você na TV.” “Eu ia lá esporadicamente e maquilhei a Cristina das vezes que lá ia”, recorda. “Como na altura ela não podia exigir a maquilhadora, eu ia com ela a outros eventos, como passagem de modelos, por exemplo. Depois como assinou novos contratos, já podia exigir mais.”

Graças à sua influência no mundo digital, começou a ser distinguida com uma série de prémios no mundo da beleza e a conquistar uma carteira de clientes fiéis. 

A nova linha está disponível na loja online de Inês Franco e da Perfumes & Companhia. A partir de maio, fica disponível nas lojas físicas da Perfumes & Companhia de todo o País.

Carregue na galeria para conhecer a coleção.

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