A ideia de criar nail art no conforto do sofá é impensável para a maioria das pessoas. Sobretudo quando pensamos em decorações complexas com aerografia e cristais. Por isso, quando uma ida ao salão é inviável — seja por falta de tempo ou por se tornar caro —, a alternativa é recorrer aos frascos de verniz que temos em casa. A técnica é a do costume: acetona e algodão de um lado, verniz do outro.
Este dilema é um dos principais motivos para o ressurgimento da moda das unhas adesivas, também chamadas de ‘press-on nails’. Após a marca portuguesa Twin Flame ter lançado os primeiros autocolantes de longa duração, chegou agora a versão 3D destes stickers que têm vindo a esgotar desde o lançamento.
Os 5Dizzy e os Garden Glam, assim são chamadas as duas opções, são fáceis de aplicar, podendo ser colocados diretamente nas unhas ou em cima da manicure. Enquanto a primeira sugestão conta com vários símbolos coloridos, a segunda faz parte de uma linha de desenhos inspirados na primavera e no verão, com motivos florais.
Carmo Braga da Costa e Vera Dias, de 30 e 29 anos, são as responsáveis pela criação do negócio. Conheceram-se na escola quanto tinham apenas 10 anos, e daí em diante tornaram-se inseparáveis. “Sempre dissemos que queríamos começar um projeto juntas”, contaram à NiT, noutro artigo.
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O espírito empreendedor esteve sempre presente, ambas passaram por start ups internacionais nas suas carreiras. Certo dia, estavam num café a conversar e a trocar ideias, e começaram a tentar perceber o que podiam fazer para concretizar o sonho de avançar com um negócio conjunto.
“Reparámos que vemos poucos stickers em Portugal sem ser nas próprias manicuras. E na Internet era difícil encontrar opções giras”, acrescentam. A partir daí, surgiu a ideia de criar dezenas de alternativas expressivas, gráficas e divertidas, dando a cada pack um nome e personalidade.
Quais são as vantagens?
Uma das mais-valias destas propostas é precisamente a variedade de designs, sendo que o catálogo vai “dos padrões simples até estilos mais elaborados”, explicam. “Há opções com ou sem relevo, mais coloridas ou apenas em preto. Isto permite que cada cliente se exprima consoante o seu look e personalidade.”
Além de serem feitos de materiais resistentes, que duram mais do que um verniz normal, os nail stickers também podem ser removidos mais facilmente. Como não é necessário usar acetona ou outros tratamentos agressivos, é uma solução mais saudável para as cutículas.
“Em comparação com técnicas tradicionais de nail art, como pintura à mão, economizam muito tempo e são mais baratos do que fazer num salão”, dizem. Como cada folha de stickers vem com várias unidades, podem ser utilizados ao longo do ano e em diferentes momentos.
Além disso, são muito mais fáceis de aplicar. Mesmo que não tenha jeito para fazer nail art, ou se tiver uma agenda mais preenchida, pode continuar a apostar numa manicura cuidada e divertida que demora poucos minutos.
O processo de aplicação
O processo é bastante simples. As clientes devem falar as mãos e ter as unhas preparadas para aplicar estes adesivos, com ou sem verniz por baixo. Primeiro, é preciso usar uma pinça ou as próprias unhas para tirar um dos autocolantes.
A seguir, coloca o desenho escolhido usando o mesmo acessório. Durante o processo, deve ter atenção para que a aplicação fique totalmente lisa. Se notar que há algumas imperfeições, “deve pressionar por cima para tirar qualquer bolha de ar que possa ficar.”
Para terminar, é aconselhado aplicar uma camada de verniz transparente — um top coat — para aumentar a duração. Quanto às formas e tamanhos, estes adesivos permitem-lhe experimentar diferentes estilos.
“Também temos vários clientes que optam por não fazer as unhas em casa, e que levam os nossos stickers para o salão. Acontece especialmente em sítios que não têm a opção de fazer nail art, ou se quiserem optar pelos adesivos por serem mais económicos”, referem.
Os preços por cada folha variam entre 5,90€ e 8,90€ no site da Twin Flame.
Carregue na galeria para ver algumas das opções.