Beleza

Os looks de unhas mais criativos usados pelas atletas nos Jogos Olímpicos de Tóquio

A nail art é cada vez mais popular na competição. Na aldeia olímpica, até existia um salão onde os participantes podiam arranjar as unhas.
As unhas da norte-americana Nevin Harrison.

Quando Dina Asher-Smith atravessou a pista na semifinal dos 100 metros femininos dos Jogos Olímpicos de Tóquio, as imagens captaram as suas unhas vibrantes. Estavam pintadas em tons de azul, com uma nail art que se inspirou numa das mais famosas peças artísticas japonesas: “A Grande Onda de Kanagawa”, de Katsushika Hokusai.

À “CNN“, a criadora do design explicou que a atleta britânica esteve “muito envolvida” no processo de criação. O objetivo de Asher-Smith, contou Emily Gilmour, era celebrar o país anfitrião dos Jogos Olímpicos de Tóquio. “Ela queria fazer um aceno de cabeça à cultura japonesa.”

Em 2021, o escrutínio por que todos os atletas passam ultrapassa já as suas capacidades físicas, as subidas ao pódio ou as prestações na competição. Na era das redes sociais e dos closeups em alta definição, mais do que nunca, também a aparência física e as escolhas de estilo das comitivas olímpicas são alvos de comentários. E isso inclui, claro, a manicure.

Talvez seja este o fenómeno que explica porque é que cada vez mais mulheres marcam presença no maior evento desportivo da história com as unhas pintadas com nail arts originais, complexas, personalizadas.

As manicures têm vindo a conquistar o seu espaço nos Jogos Olímpicos. De há uns anos para cá, tornou-se comum que os comités instalem salões de unhas perto da aldeia olímpica — e nem as restrições do coronavírus impediram que a edição de 2020 recebesse um destes espaços.

Kelsey Robinson, a jogadora de vólei norte-americana, disse à “CNN” que estes salões são tão populares que às vezes é difícil marcar uma reserva para o próprio dia. Para ela, as unhas são “uma forma de os atletas se expressarem além das suas performances.”

Já a nadadora medalhada Camille Cheng, que representou Hong Kong, disse que no seu caso servia para se destacar além do uniforme. “Como nadadoras, competimos com toucas, óculos e fatos de banho standard”, afirmou. “Sinto que arranjar as unhas adiciona um bocadinho da minha personalidade.”

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos looks de nailt art que mais se destacaram nos Jogos Olímpicos de Tóquio.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT