Beleza

Contam’estórias: eles tiram fotos de maternidade dignas de revistas de moda

David e Lissette optaram por não seguir o estilo de fotografia de gravidez tradicional, inspirando-se em livros e grandes produções internacionais.
O objetivo é que as mulheres se sintam ainda mais deslumbrantes.

“A sessão [fotográfica] é algo muito religioso”. É desta forma que David Silva e Lissette Gonçalves, o casal responsável pelo projeto fotográfico Contam’estórias, olham para o seu trabalho. No estúdio, os fotógrafos de 42 e 41 anos, respetivamente, como explicam à NiT, tratam a nudez por “tu”, olham para o corpo das mulheres como um santuário e não descartam o potencial estético da maternidade.

Formaram-se em áreas distintas: ele em marketing, ela em arquitetura. Viram na crise enfrentada em 2008 uma oportunidade para encontrar uma atividade extra. Se inicialmente a fotografia era um hobby, e trabalhavam com amigas às quais ofereciam sessões, o projeto rapidamente evoluiu.

“Sempre achámos importante ter o estúdio e o trabalho fora de casa, para nos ajudar a criar esta separação”, começa por contar Lissette à NiT.

Todo o trabalho de preparação, edição, guarda-roupa e maquilhagem é feito em conjunto, mas optam por fotografar sozinhos para dar espaço à liberdade criativa de cada um. E, verdade seja dita, os resultados ditam que a solução foi um sucesso.

Recortes de páginas de revistas

Quando abrimos uma revista de moda, há um conjunto de imagens que chamam imediatamente à atenção. Com simples peças de roupa ou mesmo através da nudez, os profissionais alcançam produções conceptuais com bastante significado. Em cada detalhe há uma atitude ou um comportamento refletido. De forma a fugir da fotografia de grávidas tradicionais, com a mulher a olhar ou a abraçar a barriga, é neste universo que o casal encontra inspiração.

“A nível de revistas e livros, nós compramos bastantes e seguimos muitos fotógrafos internacionais de moda”, explica Lissette, que vive com o marido em Matosinhos.

Ao saírem do registo clássico, alcançam um resultado mais glamoroso e elegante. Apoiam-se nos acessórios e adereços, mas de forma a que a cliente possa olhar para aquela fotografia e sentir a leveza que não está presente durante os nove meses de gestação.

Os tecidos escolhidos a dedo em torno da barriga pode ser o suficiente para um retrato efabulado, assim como são usados chapéus megalómanos para uma imagem mais trabalhada. Em muitos casos, a aposta passa mesmo pela nudez.

“Quando as clientes nos contactam para fazer este trabalho, é uma grande responsabilidade”, acrescenta a fotógrafa. “Estamos a retratar a realidade, é um facto, mas ela quer que seja retratada na nossa visão”.

A relação com as clientes

Quando as clientes se dirigem até ao estúdio, muitas delas já vão com a intenção de fotografar retratos a nu. Outras não pretendem seguir esse caminho, porque são mais tímidas ou têm complexos corporais. Ambos os caminhos são legítimos, mas o trabalho do casal passa também por encaminhar a mulher no estilo de fotografia que mais a favorece, sem perder o conforto.

“É com a relação [que estabelecemos], com o respeito e dando-lhes tempo”, acrescenta. “Temos algumas sessões mais curtas, de meia hora, e fotografar em nu é complicado porque não houve tempo para nos conhecermos”.

O mesmo acontece nas sessões que recorrem a bebés, o que requer mais sensibilidade e a capacidade para lidar com todos os desconfortos que os mais pequenos apresentam: “Na nossa área, isto requer muita formação e experiência, mas também temos de saber lidar com os pais. Precisamos de transmitir a confiança de que que se o bebé está a chorar, nós sabemos o que estamos a fazer”.

A nudez é uma das técnicas utilizadas.

Uma vez que a especialidade são as sessões em estúdio, contam com o recurso à luz e várias técnicas fotográficas para “captar em imagem a conexão entre futura mamã e a sua barriga”. No entanto, sem que nunca deixem de se sentir bonitas. Para isto, e para se manterem fiéis a todo o processo, David e Lissette optam por deixar marcas que caracterizam a gravidez.

“[Queremos] mostrar-lhes que apesar de estarem a sentir-se pesadas ou com os queixos maiores, que são mulheres poderosas e que com aquela fotografia ela vai conseguir mostrar aos filhos e aos netos como era naquela fase”, conclui. “Dizem que fazemos magia, quando a magia é toda delas”.

Pode conhecer melhor o trabalho de David e Lissette no site oficial da Contam’estórias, onde é possível entrar em contacto com os dois fotógrafos. Os preços das sessões de maternidade variam entre os 160€ e os 560€.

Carregue na galeria para conhecer um pouco mais do seu trabalho.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT