Beleza

Descubra as cores (fáceis de manter) que vão pintar muitos cabelos nos próximos meses

Com tantas opções, é difícil escolher a coloração ideal. Um hairstylist ajuda no dilema e revela à NiT as colorações mais procuradas.

No mundo da beleza, surgem novas tendências a um ritmo difícil de acompanhar. Quando se trata do couro cabeludo, um dos traços físicos que a maior parte das mulheres mais valorizam, o fluxo também é muito acelerado. Todas as estações, novas cores — umas com nomes rebuscados, outras mais populares — assumem o protagonismo. Durante a estação outono-inverno de 2022, também existem três cores às quais vai ser difícil fugir.

Durante os próximos meses, na estação fria, as colorações que vão fazer sucesso, de acordo com um cabeleireiro colorista, partem do efeito sunkiss. Ou seja, uma técnica que leva a que os cabelos ganhem uma iluminação mais discreta e natural. Por ser um procedimento mais versátil, é procurado durante todo o ano, mas nota-se uma maior procura a partir do outono.

“Nesta altura, as técnicas de balayage, ou o sunkiss, querem-se com os reflexos mais quentes”, explica à NiT o hairstylist Marco Baeta, do salão Slash. “Nas loiras, aposta- se mais nos dourados e no tom avelã. Nas morenas, resulta melhor o caramelo ou mel para dar o ar de expensive brunette”.

A vantagem destes trabalhos é que, na sua maioria, são low maintenance, uma exigência cada vez maior. O profissional explica que “são toques mais subtis. Como é um efeito mais esfumado, criam um degradê entre os fios naturais e as pontas mais claras, logo não precisam de ser retocadas tão depressa”.

Ainda assim, pode não ser algo tão linear. Vai depender sempre do cabelo da pessoa e da cor pretendida, por isso, uma avaliação ou uma consulta com o stylist é imprescindível para perceber a dimensão dos cuidados exigidos.

Conheça as colorações que vão estar em alta na estação outono-inverno. Os tons mais sóbrios enquadram-se na época do ano, ao mesmo tempo que dão luminosidade ao couro cabeludo. No entanto, “sem serem claros demais ou obrigarem demasiado os fios a aclarar, porque o cabelo vem cansado do verão”.

Expensive Brunette Style

A opção representa, como o próprio termo sugere, uma variação do cabelo castanho mais sofisticada. O foco passa, sobretudo, por assumir toda a riqueza e profundidade das raízes escuras naturais. No entanto, com a ajuda de outros subtons e do movimento, conferem uma impressão mais luxuosa.

“O expensive brunette é um trabalho em castanhos, onde não queres que o cabelo seja aborrecido. Queres que ele tenha riqueza, proporcionado pelos jogos de luz”, diz Marco, sobre as nuances do estilo. Uma das melhores recomendações para os fios morenos é fugir de uma coloração mais opaca e sem vida.

Loiro Acobreado

Com a chegada do outono os cabelos tendem a escurecer. Por isso, o cobre nos meses mais frios não é tão vibrante, é mais subtil. Ganha um ar mais natural, mas ainda assim acobreado”, afirma Marco.

Caracterizado pela iluminação, este tom entre o loiro e o vermelho, é uma aposta para um pigmento mais quente. Não vai ter que aclarar os fios em demasiada e, ainda assim, consegue um efeito mais iluminado que, de acordo com a demanda nos salões, é muito desejado.

Recorde-se que o cobre, na sua versão mais intensa, foi a grande tendência que marcou o primeiro semestre do ano. Também conhecida como copper hair, a coloração capilar abriu caminho para que novas variações do original façam sucesso.

Castanho Chocolate

A cor da estação”, segundo o hairstylist, é um “um tom castanho médio com reflexos quentes”. Mais uma vez, o efeito sunkiss está a predominar nos fenómenos capilares que se vão prolongar, pelo menos, até ao primeiro trimestre de 2023. Falamos do tom castanho chocolate.

Para quem tem medo de arriscar, é uma aposta mais segura, “que dá uma iluminada perfeita ao rosto de quase todas as pessoas”, ou seja, cria um framing lisonjeiro. Emilia Clarke, Emma Stone e Sarah Hyland são algumas das celebridades que já se renderam e a tendência é que a adesão continue a aumentar.

Carregue na galeria para ver imagens de penteados que valorizam cada uma destas cores de cabelo.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT