Beleza

“É uma espécie de culto.” Como os perfumes de nicho se tornaram uma obsessão global

Exclusivas e experimentais, estas fragrâncias distinguem-se pelos aromas raros e embalagens de luxo. Já chegaram a Portugal.
É um fenómeno no digital.

Basta Funmi Monet publicar um vídeo a testar um novo perfume para que a procura pelo produto dispare. Conhecida na Internet como “a tia das fragrâncias”, esta influencer norte-americana, que conta com mais de 500 mil seguidores no TikTok, não se limita a apresentar os perfumes mais conhecidos, mas também destaca marcas como a Maison Francis Kurkdjian.

Desde 2020, as comunidades online dedicadas a fragrâncias têm crescido exponencialmente, abrangendo desde fóruns especializados a plataformas populares, como o TikTok e i Instagram. Os perfumes de nicho tornaram-se um dos temas mais discutidos dos últimos anos no universo da beleza.

O fenómeno PerfumeTok, como é conhecido o espaço dedicado a fragrâncias no TikTok, levou este mercado a patamares nunca vistos. Em vez de se focarem apenas nas marcas de luxo mais comerciais, os consumidores que procuram autenticidade têm-se voltado para uma abordagem mais artística e experimental,

Caso não esteja familiarizado, os perfumes de nicho caracterizam-se por ingredientes naturais, fragrâncias raras e embalagens sofisticadas. O facto de se basear em essências naturais, com uma percentagem de químicos quase nula, permite a criação de aromas únicos.

Também conhecidos como perfumes de autor, estes produtos afastam-se de uma produção massificada: são marcas exclusivas, produzidas em pequena escala, que recorrem ao uso de extratos com elevadas concentrações de aromas, trabalhados com rigor por marcas especializadas.

@serdar.yayo

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A verdade é que uma parcela significativa destas insígnias está a evoluir rapidamente no mercado. Enquanto algumas continuam a concentrar-se no segmento de luxo, outras estão a direcionar-se para um público mais jovem, especialmente online, com o intuito de despertar o interesse de uma nova geração, que procura colecionar e misturar referências populares.

“Começámos a expandir o conceito e a capitalizar o facto da comunidade de perfumes de nicho ser uma espécie de culto”, comentou Demi Rawling, criadora da aplicação Sniff, dedicada à avaliação destas fragrâncias, em entrevista à revista “Glossy”. “Esta indústria tem muitos fãs.”

E em Portugal?

No nosso País também já existem vários espaços especializados neste segmento. A Embassy Niche Perfumaria, inaugurada em 2016 junto à Avenida da Liberdade, em Lisboa, expandiu-se à Baixa do Porto em janeiro de 2024. Com cerca de 40 referências de perfumes nacionais e internacionais exclusivos, a loja destaca marcas como Laurent Mazzone, Fragance Du Bois e Hedonik.

A ideia do projeto surgiu em 2008, ano em que o modelo Ricardo Claudino passou por Milão, onde teve oportunidade de adquirir um maior conhecimento sobre o poder sensorial do olfato. “O preço não é um motivo para não termos um perfume de nicho”, defende o fundador à NiT.

A SKINLIFE, a a maior perfumaria portuguesa, tem como missão ajudar os clientes a encontrarem o perfume certo para eles, em vez de seguirem tendências. Esta missão nasceu em 2013 quando Dennis de Vries e Patrick Van Den Berg, originários dos Países Baixos, se aperceberam desta lacuna no nosso País.

Ambos largaram o emprego, como maquilhadores para casas de luxo, para abrir este projeto na Avenida da Liberdade, em Lisboa, tendo apostado num espaço temporário no Porto, em novembro de 2023. “No mercado da perfumaria de nicho e cuidados de pele, muitas vezes vemos marcas que seguem tendências e lançam produtos sem uma verdadeira paixão ou compromisso com a qualidade”, afirmam.

Mais tarde, em setembro de 2022, a mesma dupla abriu a Next Memory num edifício que pertencia a um antigo e conhecido laboratório português, em Lisboa. Neste negócio multimarca, insígnias de nicho internacionais, no segmento da beleza e perfumaria, misturam-se numa caixa de memórias em tamanho real.

A loja da Next Memory em Lisboa.

A exclusividade é também o diferencial da Otro Perfume Concept, que já conta com pontos de venda em Lisboa (Avenida da Liberdade), Cascais (Marina de Cascais), Vilamoura (Galerias Tivoli) e no Porto (Galerias NorteShopping). Atualmente, tem um catálogo com cerca de 30 marcas.

“O cliente de luxo tem outros padrões de consumo, não se rege apenas por um perfume. Se usa vários looks em termos de roupa, também vai usar vários aromas, que só na Outro é que consegue encontrar”, explicou à NiT o fundador, Hugo Banha, que trabalhou durante duas décadas no setor de luxo.

Destaca-se ainda pelo perfume bar, um canto sofisticado onde encontra a melhor seleção de perfumes do mundo. Um dos serviços mais exclusivos na Otro oferece “a possibilidade do cliente criar uma fragrância única, através da conjugação de dois ou mais perfumes”. Pode colocar o nome no fresco ou, se for um presente, personalizá-lo com uma dedicatória.

Das mais raras às acessíveis

Algumas marcas de perfumaria de luxo só estão disponíveis em Portugal, nomeadamente na Otro. Uma delas, a Clive Christian, é detentora da fragrância mais cara do mundo, segundo o Guinness World Records. Trata-se do “No.1 Imperial Majesty”, que ultrapassa os 160 mil euros.

Embora, por norma, sejam mais caras, estas propostas não são inacessíveis, sendo que é possível encontrar opções a partir dos 50€ no mercado. Entre as marcas mais populares estão referências como a Amouage, a Initio Parfums Privé e a Tiziana Terenzi, por exemplo.

Otro
Os perfumes são produzidos à base de ingredientes naturais.

Os mais populares no mercado surgem de países como o Egipto, Dubai, Arábia Saudita ou Turquia, por exemplo. Uma das mais respeitadas no cenário global é a Nishane, a primeira marca turca de perfumes de nicho, que se inspira na herança multicultural de Istambul para escolher ingredientes nobres.

A Maison Louis Marie é uma marca de perfumes simples da antiga editora de estilo Marie du Petit Thouars, inspirada na carreira de botânico do seu avô. Os seus perfumes são do tipo que fazem parar as pessoas na rua; arrojados, sofisticados e com nuances.

Já inspirada pela Argentina, a Altaia é do mesmo casal que criou a famosa Eau d’Italie. Ele é um explorador, enquanto a família dela é proprietária do Le Sirenuse, o famoso hotel italiano. Os aromas são descritos como “evocativos, ousados e energizantes”.

“Há oito anos, o nicho era como uma joia escondida”, acrescenta Demi Rawling, embora tenha receio que esteja a acontecer um fenómeno semelhante ao da fast fashion, mas em versão fragrâncias. “Em breve, não será assim por causa da saturação excessiva da indústria.”

Carregue na galeria para descobrir a seleção da NiT de perfumaria de nicho nos quais pode começar a investir.

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