Beleza

Esta marca portuguesa sustentável está a ajudar a reflorestar o planeta

A Treethis tem uma parceria com a Eden Reflorestation, que ajuda comunidades de países em vias de desenvolvimento.
Vende produtos para o dia a dia.

Há cerca de 6 anos, João Antunes, de 33 anos, e Rita Nascimento, de 31, começaram a fazer uma transição para um estilo de vida mais sustentável. Essa mudança acabou por se transformar numa espécie de missão, de que as suas ações tivessem o menor impacto possível no meio ambiente e de tentar também puxar também outras pessoas para o mesmo caminho. 

Foi assim que acabaram por se lançar este ano num projeto próprio, a Treethis, com o objetivo de ajudar os outros a fazer a transição. Esta nova marca portuguesa foca-se em vender produtos amigos do ambiente, que servem para tornar o dia a dia mais sustentável: taças de coco, pasta de dentes em comprimido, cotonetes de bambu e discos desmaquilhantes reutilizáveis estão entre as várias opções que prescindem do plástico e pretendem reduzir o consumo de utilização única.

Além disso, o projeto também quer ajudar a reflorestar o planeta. “Cada pessoa que compra um produto nosso está a contribuir para a plantação de árvores em diferentes países no mundo”, explica à NiT o casal de empreendedores.

View this post on Instagram

So.. you want to start but don’t know how? 🤔 Check our kits, they are perfect to help you get into this sustainable journey 🌿 #treethis #sustainable #sustainableliving #sustainability #green #greenies #greenliving #greenlive #treeplanting #carbonfootprint #ecofriendly #eco #savetheplanet #zerowaste #zerowasteliving #zerowastehome #zerowastelife #sustainablejourney

A post shared by treethis (@treethis) on

A Treethis tem uma parceria com uma organização internacional — a Eden Reflorestation — que tem como propósito de mitigar o aquecimento global com o aumento da absorção de CO2 pelas árvores; proteger e aumentar o habitat para espécies em perigo (animais e vegetais); promover a igualdade de género ao contratar e capacitar mulheres para plantar árvores ou gerir a operação e providenciar um rendimento estável a famílias das comunidades locais em países como o Nepal, Madagáscar, Haiti, Indonésia, Moçambique e o Quénia.

“O nosso propósito é garantir que cada produto tem um impacto ambiental e social no mundo, indo assim muito além da venda de produtos”, acrescentam.

Rita tem um background em gestão e está a tirar o doutoramento na NOVA School of Business and Economics no âmbito da sustentabilidade. João é engenheiro, sempre trabalhou em consultoria e diz que adora “resolver problemas e encontrar soluções”. Manuel, de 4 anos, e Joaquim, de 2, são “a motivação deste negócio”, explica-nos o casal.

“Sempre quisemos que os nossos filhos tivessem muita consciência do mundo em que vivemos, das nossas ações e de que forma podemos contribuir para melhorar a nossa vida. [Eles] não só nos ajudam a preparar as encomendas, como dão a sua opinião, experimentam produtos e até fazem entregas”.

Quem visitar a loja online desta marca — atualmente o único ponto de venda — percebe rapidamente que esta é uma operação de família, em que cada membro tem um papel definido e importante. Rita, uma apaixonada por sustentabilidade, é o coração do negócio; João é o motor que garante que ele avança e os miúdos, contam, são a motivação que faz tudo acontecer.

“A nossa vida é agitada, sempre a correr, mas chegamos ao final do dia e sabemos que estamos a fazer o que é certo. É tão bom quando sentimos que conseguimos ter um pequeno impacto na vida dos outros e no mundo”. 

treethis
A família Treethis.

No site da Treethis vai encontrar centenas de produtos de higiene, acessórios para ioga e pilates, utensílios de cozinha, roupa, sacos reutilizáveis e até boxes sazonais, entregues trimestralmente em casa com produtos sustentáveis surpresa, com a curadoria do casal e pensadas para a estação do ano correspondente (50€). Se preferir, até pode pedir para plantarem uma árvore por apenas 1€.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns dos produtos da Treethis.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm

AGENDA NiT