Beleza

Este é o truque para a maquilhagem durar intacta o dia todo — mesmo com máscara

Pode ser usado em qualquer ocasião e adaptado para cada tipo de pele.
Já não é preciso andar sempre com um espelho

Em 2020 aprendemos como é que se lavam as mãos corretamente, o que é uma zaragatoa e até como fazer pão em casa. Entre as modas no campo da beleza ficºamos a saber o que é o maskne, como realçar o olhar e ainda o quanto o fixador de maquilhagem pode ser útil nesta nova normalidade.

Pois é, o fixador de maquilhagem é o truque ideal para fazer com que a base e o resto dos produtos durem intactos na sua pele ao longo do dia, mesmo que passe grande parte do tempo com máscara ou a pô-la e tirá-la. Não se preocupe porque há várias formas de usar este produto, que embora não seja novidade, ganhou uma nova importância desde que a pandemia chegou.

Além de manter a maquilhagem no sítio, o fixador ajuda a controlar os brilhos das peles oleosas ou a manter a hidratação das peles mais secas — sempre escolhendo o fixador que em concreto mais se adapta à sua pele. Como bónus, cria ainda uma fina capa por cima da base, o que ajuda a não manchar tão facilmente a máscara e acabar o dia com ela toda suja e a cara em retalhos. Ah, sem esquecer que torna o aspeto da maquilhagem mais natural, principalmente quando se usa muitos produtos em pó.

“O fixador de maquilhagem é uma espécie de laca para o rosto. Consegue que a maquilhagem aguente mais horas e se mantenha intacta”, explica à “S Moda” o makeup artist da Guerlain, Eliecer Prince.

spray

A aplicação deste produto em spray não tem grande ciência, basta fazê-lo de olhos fechados e em ziguezague, a uns 20 centímetros da cara, quando tiver a maquilhagem terminada — ou, dica de profissionais, deixe apenas a máscara de pestanas para aplicar no final, depois do fixador, para evitar que a bruma faça derreter a tinta e manchar a zona das olheiras.

Há ainda quem prefira, para ocasiões mais especiais ou em que a maquilhagem deva durar perfeita mais do que o normal, aplicá-lo entre cada capa de produtos, desde a base até ao pó ou blush. “Se a cada passo que se dá se selar [aplicando o spray fixador e esperando que este seque antes de continuar para o seguinte], o resultado vai ser muito melhor e mais duradouro”, aponta o maquilhador.

Para que tudo isto fique mesmo perfeito, deve esperar que tudo esteja bem seco antes de colocar a máscara e sair de casa. Se quiser dar um ar mais fresco à maquilhagem ao longo dia, pode reaplicar o produto.

Quanto ao melhor spray, deve escolher aquele que melhor se adaptar às características da sua pele ou ao resultado que pretende obter. Há opções para todos os preços e quase todas as marcas têm este produto nas suas linhas. As versões mais comuns são as matificantes e as hidratantes. Se depois de tudo isto ainda ficar alguma dúvida, opte por aquele que tiver a bruma mais fina, assim evita ficar com manchas tipo pingos na cara e estragar todo o trabalho que teve.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT