Beleza

Este truque de maquilhagem é o maior aliado das mulheres com mais de 40 anos

A forma como aplica os produtos pode ajudar a esconder várias inseguranças. Deve ter atenção à cor e textura de cada um.

A partir dos 40 anos, muitas mulheres começam a utilizar a maquilhagem de uma maneira diferente. Nesta fase da vida, é comum perceberem que a sombra metálica que costumavam adorar ou a base que usavam diariamente já não realçam a pele, que pode passar por alterações como rugas, manchas e perda de luminosidade.

Embora seja um processo natural, o envelhecimento requer a adoção de novos cuidados de beleza. Escolhendo os produtos certos e com os truques adequados, os cosméticos podem ser grandes aliados para quem pretende evitar procedimentos estéticos mais invasivos.

Uma das inseguranças mais frequentes está relacionada com a flacidez das pálpebras, que perdem elasticidade e colágeno, resultando numa aparência mais pesada. A solução passa por “dar um efeito de lifting ao rosto, mais precisamente aos olhos, puxando-os para cima”, garante à NiT a maquilhadora Bel Evelin.

O segredo para transformar o olhar, especialmente ao entrar na casa dos 40, está na aplicação da sombra. A especialista partilhou um truque valioso para disfarçar os sinais de envelhecimento: aplicar um esfumado na diagonal. “Qualquer técnica que puxe o rosto para cima, seja no contorno ou na sombra, vai contribuir para que se sinta melhor em relação às marcas da idade”, acrescenta.

A técnica recomendada é começar a aplicação do pincel na linha das pestanas e seguir em direção ao canto externo da sobrancelha, esfumando bem para evitar marcas abruptas, garantindo um acabamento suave que cria um efeito de lifting visual.

É fundamental ter cuidado com a sombra escolhida, uma vez que as peles mais maduras podem evidenciar sinais como poros ou rugas com a aplicação de qualquer produto de maquilhagem, seja base, blush ou bronzer. Por isso, é aconselhável optar por produtos cremosos e evitar pós, mesmo nas pálpebras.

Quanto às cores, Bel sugere a utilização de pigmentos mais claros. “As melhores opções variam de acordo com o subtom da pessoa, mas é importante não exagerar na intensidade”, afirma. A especialista recomenda tonalidades iluminadoras, como champanhe ou rosa-claro, que proporcionam o brilho adequado.

Os castanhos neutros são outra escolha que se adapta bem a diversos rostos. Este pigmento, que não deve ser nem quente nem frio, cria uma profundidade no côncavo, que deve ser destacado com um tom intermédio. “Isso ajuda a eliminar o efeito caído”, indica.

Embora haja quem acredite que o mesmo método utilizado para o delineador seja eficaz, Bel discorda. “Nestas idades, isso pode resultar numa aparência mais pesada e dificultar a aplicação para quem não tem destreza”, salienta. Em vez disso, recomenda a utilização de lápis, preferencialmente na cor castanha, para um delineado rente às pestanas superiores, que deve ser suavemente esfumado para manter uma aparência natural e evitar um olhar endurecido.

Outra dica importante é o foco na iluminação. “Seja nas olheiras ou no corretor, que deve ser iluminador, isso transforma o canal lacrimal”, conclui. O resultado é um olhar que ajuda a disfarçar qualquer sinal de cansaço e promove um efeito rejuvenescedor.

Carregue na galeria e conheça a seleção da NiT com alguns produtos em creme que a vão ajudar a manter um ar mais jovem.

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT