Beleza

Homens, estes são os estilos de barba que vão mandar em 2020

A NiT mostra-lhe as sugestões que tem de mostrar na próxima vez que for ao barbeiro.
No street style.

Há provas de que o homem pré-histórico já tinha vários hábitos de higiene e vaidade. Um deles consistia em remover a barba através das lascas de uma pedra afiada. Mais tarde, no Egito Antigo, os pêlos na cara eram sinal de riqueza — e ajudavam a diferenciar os membros da sociedade.

Entre os gregos, a barba era associada à sabedoria. Não é por acaso que imagens de Platão, Aristóteles, Sócrates ou Pitágoras mostram sempre este apontamento bem farto. Já muito tempo depois, no século XVIII, os pêlos no rosto começaram a marcar um traço da vaidade masculina.

Na época, mais precisamente em 1770, Jean-Jacques Perret inventou o primeiro modelo seguro de navalha; mas foi em 1888 que chegou o famoso acessório em “T”, criado pelos irmãos americanos Kampfe. Uns anos mais tarde, King Camp Gillette veio revolucionar o mundo destes utensílios. 

Nascido em Fond du Lac, Winsconsin, nos EUA, Gillette trabalhava numa fábrica de tampas de garrafas. Certo dia, foi-lhe pedido que inventasse algo que fosse usado apenas uma vez. A ideia era que o cliente tivesse necessidade de voltar para comprar mais produtos. Passados cinco anos, criou a famosa lâmina de barbear. Acabou por fundar a companhia Gillette Safety Razor Company em 1903 e tornar a marca num fenómeno internacional.

Entretanto, os anos passaram, as tendências foram-se alterando, contudo, a barba é um apontamento masculino que nunca passa de moda. O que altera, de temporada para temporada é o seu estilo — umas vezes usam-se os pelos maiores, outras mais aparados.

Para 2020, há dois modelos que vão dominar o street style. Conheça-os a seguir.

Barba Van Dyke

O nome é uma homenagem ao pintor belga Anthony Van Dyke, do século XVII, que usava uma peculiar barbicha e bigode que, embora não se tocassem estavam tão bem desenhados que pareciam uma obra de arte — com cada pêlo cortado ao pormenor.

Hoje em dia, a barba Van Dyke está associada a um estilo mais hipster, contudo, celebridades como David Beckham, Robert Downey JR. ou Johnny Depp adoram a tendência.

Beardstache

Por outras palavras trata-se de um estilo que inclui bigode e uma barba por fazer entre quatro a cinco milímetros de comprimento. Segundo os especialistas, para conseguir esta tendência tem de deixar crescer os pêlos durante 10 dias. A seguir, basta apará-los — com tamanhos diferentes — para manter a aparência.

A seguir, carregue na galeria para conhecer alguns exemplos destas duas tendências.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

NiTfm
Novos talentos

AGENDA NiT