Beleza

Ketchup no cabelo: o truque barato e eficaz para salvar os fios no verão

A água salgada ou com cloro é uma das grandes inimigas das cabeleiras claras. A solução pode estar num método caseiro.
Salva-vidas ou desastre?

Mezinhas caseiras para obter um cabelo invejável não faltam. Há quem utilize água de cozer cebolas para ficar com os fios mais brilhantes, quem lave os cabelos com a cabeça para baixo para crescerem mais depressa, e também quem recorra a uma mistura de leite com mel para obter o mesmo resultado.

Na verdade, todos os dias parecem surgir novas receitas, a um ritmo difícil de acompanhar. A mais recente? Aplicar uma quantidade generosa de ketchup nas madeixas, para mitigar os danos sofridos pelo cabelo durante o verão.

Durante as férias, tendemos a usar o cabelo preso durante mais tempo, expondo os fios ao sol e à água salgada, situação agravada pelo cloro da piscina. Esta combinação pode originar um efeito semelhante à descoloração, especialmente em cabelos claros. Há, por isso, variadíssimos produtos capilares que ajudam a proteger todo o tipo de cabelos, evitando os efeitos desagradáveis.

No entanto, muitas pessoas optam por métodos caseiros, por vezes surpreendentes, para recuperar a condição da sua cabeleira e evitar aquele inconfundível tom verde provocado pelo desinfetante nos fios claros.

A influencer brasileira Karoline Lima foi uma das várias figuras públicas a partilhar um truque nas redes sociais que ajuda a restaurar a cor normal do cabelo após um banho na piscina. Embora a ideia tenha causado alguma incredulidade, o uso do condimento gerou bastante curiosidade entre os seus 6,3 milhões de seguidores no Instagram.

“Tenho de fazer uma confissão. Ontem cometi algo contra nós, loiras, e entrei na piscina de cabeça. Molhei o cabelo todo. Primeiro, está nessa estrutura maravilhosa que dá pena. Segundo, ficou verde, sim”, começa afirmar no vídeo, antes de mandar uma mensagem à cabeleireira.

Após falar com a hairstylist, seguiu a recomendação de aplicar ketchup nos cabelos, deixando atuar por 20 minutos. A jovem mostrou todo o processo, desde o tempo de espera até à retirada do condimento no chuveiro.

Karoline Lima mostrou o processo nas redes sociais.

Karoline não foi a única a recorrer a este método peculiar. O ketchup e o molho de tomate estão a tornar-se cada vez mais populares entre mães que buscam uma solução rápida e acessível para os cabelos das filhas, que ficam esverdeados após vários mergulhos na piscina.

O molho atua como um tonalizante temporário devido ao seu pigmento vermelho, eficaz na neutralização de tons indesejados“, explica o hairstylist André Rossi à NiT. “Assim como se compra um champô roxo para combater o amarelo, a coloração vermelha ajuda a corrigir o verde.”

Na colorimetria, os tons opostos no círculo cromático neutralizam-se, criando o efeito desejado em emergências. No entanto, “não é tão eficaz ou duradouro como os produtos profissionais desenvolvidos para esta finalidade”, acrescenta.

Importa referir que, além do tomate, o ketchup contém licopeno, um composto orgânico que confere a cor vermelha forte e um efeito antioxidante. A composição também inclui ácido acético, que, devido ao seu pH ácido, contribui ainda mais para este efeito. 

O cloro (ou a água salgada) apresenta um pH alcalino, que provoca a dilatação das cutículas dos fios, permitindo a penetração de agentes como o sulfato de cobre, que, por ser azulado, se mistura com pigmentos amarelados, resultando no indesejado tom verde. 

Há cada vez mais experiências por aí.

“As pessoas começaram a experimentar estas soluções em casa porque, ao contrário dos tons frios, é difícil encontrar produtos específicos com esta cor disponíveis no mercado. Como não traz riscos graves, começaram a seguir o que viam nas redes sociais”, explica André Rossi.

O processo é bastante simples: basta aplicar uma generosa quantidade de ketchup nas áreas afetadas e deixar atuar entre 10 a 20 minutos. Este intervalo é suficiente para que os pigmentos vermelhos do produto ajam sobre o verde. É, por fim, essencial lavar os fios com champô e condicionador para remover qualquer resíduo.

Karoline Lima mostrou todo o processo na sua página de Instagram. Apesar de não ter ocultado algum desconforto, terminou satisfeita com o resultado. “Pior é que acho que saiu. Está molhado, mas não está mais verde. Antes estava verde-limão. Veja, já não está mais verde”, comentou, admirada.

Contudo, segundo o hairstylist André Rossi, é preciso ter cautela. “O ketchup contém componentes que não foram desenvolvidos para serem usados no cabelo”, sublinha. Antes de se atrever a experimentar, é aconselhável fazer uma boa lavagem aos fios e consultar um profissional que ajude a neutralizar o problema e a restaurar os danos provocados pelo cloro.

 

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT