Beleza

Estes kits amorosos querem ajudar as meninas a lidar com a primeira menstruação

O projeto solidário Adolescer, da sexóloga Vânia Beliz, está a ajudar adolescentes em territórios vulneráveis.
Incluem chá de camomila e um postal.

Ao longo de vários anos de trabalho em educação sexual, Vânia Beliz percebeu que existiam grandes barreiras à abordagem da puberdade nas meninas. Como queria ajudar a contornar esse problema, juntou-se à sua mãe para criar um kit de menstruação que facilita o diálogo das famílias sobre um tema que cria ansiedade e medo a adolescentes de todo o mundo.

“No âmbito de várias missões educativas em territórios vulneráveis, deparei-me com a necessidade das meninas e mulheres terem acesso a produtos de higiene íntima que lhes permitisse viver a menstruação sem obstáculos”, começa por explicar à NiT. “Em países como a Guiné-Bissau e São Tomé a ausência de saneamento e de produtos de higiene saudáveis e sustentáveis dificultam a experiência do ciclo menstrual como algo positivo, afastando-as da escola, diminuindo os seus contatos sociais.”

Em 2020, a sexóloga pediu apoio a vários parceiros para uma campanha de confeção de pensos de pano reutilizáveis e cuecas, que serviam para construir kits para enviar a escolas desses países. “A necessidade de criar materiais lúdicos e custear despesas do projeto fez me criar em Portugal o Kit Adolescer para que cá, as meninas pudessem aprender, também, sobre a puberdade e a lidar com a menstruação de forma mais normal e saudável”, conta.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por vaniabelizsexologia (@vaniabelizsexologia)

O objetivo é ajudar as meninas portuguesas a lidar com o primeiro aparecimento da menstruação de uma forma segura e didática, ao mesmo tempo que ajudam a melhorar as condições de outras raparigas, em territórios mais vulneráveis.

Cada Kit Adolescer contém uma bolsinha em tecido com um penso diário, penso para fluxo normal, penso para um fluxo intenso, um tampão, lenços de papel, uma saqueta de chá de camomila e uma carta escrita por Vânia que quer facilitar a entrada nesta fase especial do crescimento.

Além disso, os kits incluem ainda um flyer sobre a menstruação; um postal para que quem os oferecer possa deixar uma mensagem sobre esta etapa; e vouchers de desconto para usar em produtos de higiene mais sustentáveis, como por exemplo os copos menstruais, os pensos reutilizáveis e as cuecas menstruais. Tudo isto fica pelo peço de 12€, com envio incluído para todo o território nacional, que revertem inteiramente para o projeto educativo Adolescer.

Vânia Beliz tem 41 anos. Licenciou-se em Psicologia Clínica no INUAF, em Loulé, tirou um mestrado em Sexologia na Universidade Lusófona de Lisboa e é doutoranda em Estudos da Criança na especialidade de Saúde Infantil no Instituto de Educação do Minho. Dedicou a sua vida a ajudar meninas e mulheres a compreenderem o seu corpo e a educar sobre a sexualidade.

Os kits Adolescer estão à venda através da sua conta de Instagram e na página oficial de Facebook do projeto Adolescer.

 
 
 
 
 
Ver esta publicação no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação partilhada por vaniabelizsexologia (@vaniabelizsexologia)

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT