Beleza

Lavar o cabelo com a água de cozer o arroz: é estranho mas funciona

É uma técnica secular usada na Ásia. No Japão, diz-se que faz crescer o cabelo. Na China, acredita-se que evite os brancos.
Vai querer incluir este processo na sua rotina.

Quando olha para a água do arroz enquanto o está a cozinhar, provavelmente não pensa: “vou pôr isto no cabelo”. Mas, se calhar, deveria começar a fazê-lo. É uma técnica secular em países da Ásia e que ganha cada vez mais força no mundo ocidental. A verdade é que aplicar a água da cozedura deste cereal no cabelo funciona maravilhosamente.

No Japão, esta técnica data do período Heian, que decorreu de 794 a 1185. Nessa altura, as mulheres japonesas usavam cabelos tão compridos que chegavam ao chão — mantinham-nos saudáveis molhando-os nessa água.

Atualmente podemos encontrar um exemplo desta tradição na pequena aldeia de Huanglou (na China), onde as mulheres são conhecidas por terem cabelos que alcançam 1,80 metros. Além deste incrível comprimento, também é conhecido que os fios daquelas mulheres mantêm a sua cor natural durante mais anos — os cabelos brancos apenas começam a surgir quando entrem na casa dos 80. Acreditam que a manutenção da cor natural se deve à água de arroz.

Esta tendência crescente no ocidente traz vários benefícios: restaura os cabelos mais danificados e deixa-os fortes e saudáveis. É especialmente eficaz nos cabelos ondulados e encaracolados — e naqueles com tendência a ficarem frisados.

Infelizmente, existem muitos poucos champôs com água de arroz no mercado, mas é sempre algo que pode (muito facilmente) fazer em casa, sem grandes alterações à sua rotina — a não ser que não goste de arroz.

Mas porque é que colocar água do arroz no cabelo funciona? O segredo está no inositol, um hidrato de carbono presente no arroz, que quando aplicado no cabelo tem uma potente ação reparadora dos fios, especialmente naqueles mais danificados, devolvendo-lhes a elasticidade desejada e a suavidade perdida, como referimos anteriormente.

Quem já começou incorporou esta tendência na sua rotina, costuma fazê-lo uma ou duas vezes por semana. Hoje, a NiT ensina-a a preparar este produto caseiro e milagroso que salvará o seu cabelo.

Como preparar (e aplicar) a água do arroz no cabelo

O processo inicial é igual a cozinhar arroz. Quando estiver cozido (e pode utilizá-lo numa receita), escoe a água para uma jarra hermética e deixa-a repousar. Um aviso: é necessário deixá-la arrefecer por completo antes de a aplicar no cabelo.

Quando estiver fria é quando a “magia” verdadeiramente acontece. Aplique a água no cabelo limpo (depois do champô) e húmido. Depois disso, deixe o inositol do arroz atuar durante 5 a 20 minutos e enxague o cabelo.

Como já dissemos, a oferta de produtos com água de arroz é bastante escassa, mas a NiT encontrou este champô sólido com água de arroz (e outros nutrientes) à venda na Amazon por 9,97€.

A água de arroz é um dos ingredientes deste champô sólido que ajuda ao crescimento do cabelo.

Este produto é 100 por cento natural, é vegan, não contém plásticos, sulfatos, parabenos, ftalatos e é livre de crueldade animal. À água de arroz Longsheng juntam-se a manteiga de cacau, de carité, óleo de farelo de arroz e proteína de arroz hidrolisada, aloé vera e bambu. Todos estes ingredientes deixarão, garantidamente, o seu cabelo com um aspeto mais saudável e brilhante. Além do brilho e da suavidade, a água de arroz também ajuda ao crescimento do cabelo.

Carregue na galeria para descobrir os cortes de cabelo comprido perfeitos para as mulheres com mais de 50 anos.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT