Beleza

L’Óreal abre rede de cabeleireiros especializados para pessoas transgénero

A iniciativa arrancou na ilha de Porto Rico e revela o compromisso da multinacional francesa com a inclusão social.
Uma iniciativa em prol da autoestima dos clientes.

Da terapia hormonal ao acompanhamento psicológico, o processo de transição de uma pessoa transgénero apresenta muitos obstáculos. O cabelo, por exemplo, é uma das etapas mais importantes durante esta fase, seja por mulheres que vêm no cabelo longo um símbolo de feminilidade ou por homens trans que procuram o oposto. No entanto, esta preocupação nem sempre é tida em conta ou, em muitos momentos, os profissionais não sabem como trabalhar com cabelo que está a enfrentar mudanças devido às hormonas.

A L’Óreal Professional Products, juntamente com a agência criativa de Porto Rico Sajo//McCann, estão a abrir caminho neste campo. No seguimento do dia internacional da visibilidade trans, que ocorreu a 31 de março, vão abrir uma rede de salões de beleza especializados no País, dedicando-se ao apoio à comunidade transgénero.

Ao todo, vão ser criados dez salões que estarão espalhados por toda a ilha. Recebem o nome de “Transformation”, em referência ao processo de transformação que os clientes enfrentam, e são um local seguro para a comunidade. Para isso, toda a equipa de profissionais está a receber treino específico para prestar apoio em questões como o comprimento e a textura do cabelo, a cor e a imagem.

“Estamos focados num entendimento face à primeira manifestação de expressão de género para alguém em transição. O cabelo é muito importante para a transformação”, diz Victor Cabezas, diretor criativo da Sajo//McCann, que acrescenta: “não é tão simples quanto deixá-lo longo ou curto, pois exige um cuidado mais completo”.

A iniciativa conta ainda com o apoio de outras marcas da L’Óreal, como a NYX Professional Makeup, e nomes como Gabo Ortiz, Ceidy Lee da Redken e Zaid Xavier da Kérastase.

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT