Beleza

Marina Machete é a primeira mulher transgénero coroada Miss Portugal

Jovem de 28 anos é natural de Palmela, adora animais e já teve de ultrapassar "muitos obstáculos" ao longo da vida.
Uma vitória cheia de significado.

Decisão tomada. Marina Machete foi coroada Miss Portugal esta quinta-feira, 5 de outubro. A modelo foi a primeira mulher transgénero a participar e também a vencer o concurso já com 96 anos de história. Tem 28 anos, é natural de Palmela, em Setúbal, e vai representar o nosso País no concurso Miss Universo, que decorrerá a 18 de novembro em El Salvador.

Marina Machete também ganhou na categoria que destaca a candidata mais confiante entre as 16 que estavam em concurso no evento que decorreu em Borba, no distrito de Évora. “Orgulho em ser a primeira mulher trans a competir pelo título de Miss Universo Portugal. Durante vários anos não me foi possível participar e hoje orgulho-me de fazer parte deste incrível grupo de finalistas”, escreveu nas redes sociais dias antes de se consagrar vencedora.

Hospedeira de bordo há cinco anos, garante que a profissão tem sido “uma experiência transformadora” que a mantém alerta para o modo como as pessoas transgénero são tratadas pelo mundo. A jovem de 28 anos também revelou que, devido à sua identidade de género, teve de ultrapassar “muitos obstáculos”. “Felizmente, e em especial no seio da minha família, o amor provou ser mais forte do que a ignorância”, explicou num vídeo no canal do Miss Drag Portugal no YouTube. Além da luta pelos direitos das pessoas trans, é apaixonada pelos “animais e pela sua proteção”.

A portuguesa não será a primeira mulher transgénero a participar no Miss Universo. A estreante foi a sevilhana Angela Ponce, em 2018. Este ano, também Rikkie Valerie Kollé, dos Países Baixos, vai competir. A neerlandesa afirma que após vencer o concurso naquele país, em julho, recebeu centenas de mensagens de ódio nas redes sociais.

“Pensava que me aceitavam bem. Mas os comentários de ódio mostram o outro lado da sociedade [nos Países Baixos]. Veem-nos como monstros”, explicou à “Reuters”, aqui citada pelo “Observador”.

A seguir, crregue na galeria e veja algumas fotografias de Marina Machete, a nova Miss Portugal.

 

ver galeria

ÚLTIMOS ARTIGOS DA NiT

AGENDA NiT