Era talvez o perfume de eleição da avó, da tia e até da mãe mas nem toda a gente é capaz de usar um dos perfumes mais famosos da Chanel: o número 5. Apesar de ser uma das fragrâncias mais conhecidas de sempre — e também das mais vendidas — o cheiro intenso a flores como o jasmim não é a escolha de qualquer pessoa.
Para quem não gosta dos cheiros intensos da marca francesa, há boas notícias: a Chanel acaba de lançar três novas fragrâncias para o verão, e são para partilhar. Chamam-se Venise, Biarritz e Deauville e são uma das novas criações de Olivier Polge, responsável pela criação dos perfumes da marca desde 2015, que decidiu inovar numa fórmula com toques cítricos e frescos para o verão.
“Chamámos-lhes ‘Les Eaux’ (as águas) porque são frescas e leves”, explica Polge à revista Harper’s Bazzar. “A minha inspiração foi a Eau de Cologne que combina vários óleos cítricos.”
Cada fragrância inspira-se num dos destinos mais importantes da vida de Coco Chanel. Deauville, por exemplo, foi o sítio onde abriu a sua primeira boutique, em 1913, e tem notas manjericão com laranja e patchouli. Já Venise, onde Chanel adquiriu toda a influência barroca que ainda hoje usa nas suas peças, combina baunilha com cumaru, semelhante ao patchouli, e Biarritz tem notas de lírios e mandarina e foi o local escolhido por Coco para abrir a sua primeira boutique Couture.
Ainda não se sabe, para já, quando é que os perfumes estarão à venda em Portugal. Para já pode encontrá-los à venda no site norte-americano ou francês por 112€, 125 mililitros.